Os manifestantes são contrários às medidas restritivas adotadas
Da Redação. Fotos e vídeo Mirelly Ribeiro
Um grupo de empresários e populares realizou na tarde desta terça-feira, 23 de março, protesto em frente a Câmara Municipal de Cerqueira César, contra o lockdown e as medidas de restrição de circulação e funcionamento de empresas classificadas como não essenciais.
Os manifestantes são contrários às medidas adotadas pelo prefeito Diego Cinto (MDB) que restringiram ainda mais as atividades comerciais. O gestor municipal alega falta de leitos e recursos humanos para atuar na propagação da doença no município.
Já estão proibidas as vendas de bebidas alcoólicas em todos os bares, restaurantes, lanchonetes e supermercados. Na cidade, os supermercados poderão abrir até domingo (21) para atender ao público. Contudo, já a partir do dia 22 de março até o dia 5 de abril, o município estará em regime de ‘lockdown’, permitindo apenas o funcionamento de farmácias.
O que pode e não pode funcionar:
- Padarias e açougues: somente serviços de entrega delivery
- Mercearias: somente serviços de entrega delivery
- Mercados: somente serviços de entrega delivery
- Supermercados: somente serviços de entrega delivery
- Restaurantes, pizzarias, lanchonetes, lojas de conveniência e similares: somente serviços de entrega delivery
- Os comerciantes ambulantes do ramo de alimentação: trabalhar com os trailers somente na frente de suas residências, proibido em locais públicos e permitido somente serviços de entrega delivery
- Estabelecimentos comerciais (comércio em geral), ficam permitidos somente serviços de entrega delivery, com a proibição de retirada de produtos no local.
- Estabelecimentos de comércio de materiais de construção, fica proibido o atendimento comercial, mas ficam liberados os serviços entrega na cassa do comprador (delivery).
- Estabelecimentos de empresas de telecomunicações, ficam obrigatórios os serviços administrativos via home office e permitido o atendimento individual dos funcionários para as manutenções em residências.
- Comércios de produtos eletrônicos ficam permitidos somente serviços de entrega delivery, com proibição de retirada de produtos no local.
- Para estabelecimentos de tecnologia da informação fica a obrigatoriedade do trabalho via home office. Proibida a entrega e retirada de produtos que tiveram manutenção, permitido somente serviços de entrega delivery
- Casas agropecuárias, pet shops e similares: permitido somente serviços de entrega delivery
- Academias de todas as modalidades: fechadas.
- Salões de beleza e barbearias: fechados.
- O decreto também determina que em todos os estabelecimentos mencionados também está proibida a venda de bebidas alcoólicas.