Hospital das Clínicas de Botucatu inicia semana com total ocupação de leitos UTI Covid-19; unidade deixa de informar cidades de pacientes
Ou seja, todas as 40 vagas estão ocupadas por pacientes
Da Redação
Unidade referenciada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital das Clínicas de Botucatu (HCFMB) inicia a semana com total ocupação de leitos em terapia intensiva (UTI) exclusivos para a Covid-19. Ou seja, todas as 40 vagas estão ocupadas por pacientes vindos de todo o interior paulista.
Na semana passada a unidade registrou 100% de ocupação em cinco oportunidades. Nesta segunda-feira, 29 de março, há 110 pessoas internadas para o tratamento do novo coronavírus, sendo que 73 já possuem diagnósticos positivos à enfermidade. Desde o início da pandemia o HCFMB registrou 235 mortes e 44 altas hospitalares.
Não é possível saber a cidade de origem de pacientes que tiveram alta ou mesmo morreram, devido a uma decisão, nesta semana, onde o hospital passou a omitir esta informação da imprensa e, consequentemente, da população.
Comunicamos que desde o dia 24 de março o HC passou a informar apenas os dados gerais de altas e óbitos diários, além da taxa diária de ocupação da UTI COVID. O trâmite interno de abastecimento dos números no banco de dados da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e das informações do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do HCFMB aos municípios atendidos pelo HCFMB continuam normalmente. Reiteramos que, por atendermos a DRS VI Bauru, que abrange 68 cidades da região, cabe aos próprios municípios a divulgação local dos óbitos, a exemplo do que é feito diariamente pela Secretaria Municipal Saúde de Botucatu., informa o HCFMB por meio de nota oficial.