Secretaria de Saúde de Botucatu afirma que reviu dados sobre vacinas e que não aplicou doses vencidas
Secretaria diz que situação se trata de erro de digitação dos lotes
Da Redação
A Prefeitura de Botucatu ressaltou neste sábado, 3 de julho, que nenhum imunizante da AstraZeneca supostamente vencido foi aplicado em moradores.
Constatação deu-se após análise dos dados de todas as pessoas imunizadas antes da campanha em massa, realizada em 16 de maio.
Segundo reportagem e levantamento da Folha de S.Paulo, oito doses vencidas da marca teriam sido injetadas em botucatuenses. Inicialmente o Poder Público havia confirmado que cinco doses foram usadas no Centro de Saúde 1, na Boa Vista.
Agora, a Secretaria de Saúde frisa que “se tratava de erros de digitação no registro dessas doses no sistema” e que “nenhuma dose de vacina vencida foi aplicada no Município”.
Após esse trabalho, a Vigilância Sanitária estadual foi informada para retificação dos dados e descarta qualquer ação como nova aplicação de vacinas.
A AstraZeneca é a marca mais usada em Botucatu na Campanha de vacinação contra a Covid-19, sendo inclusive a escolhida para uma pesquisa de efetividade que consistiu na aplicação de mais de 80 mil doses em maio.
Confira a nota oficial da Prefeitura
Após convocação e consulta das 8 pessoas que supostamente receberam doses da vacina Oxford/Astrazeneca fora do prazo de validade em Botucatu, a Secretaria Municipal de Saúde constatou que na verdade o fato se tratava de erros de digitação no registro dessas doses no sistema. Portanto, nenhuma dose de vacina vencida foi aplicada no Município. Os equívocos já foram corrigidos e um relatório da correção foi encaminhado à Vigilância Epidemiológica Estadual. Nenhuma ação adicional se faz necessária no momento.
