Todas as atividades serão gratuitas e acontecerão no Teatro Municipal, entre 16 e 27 de julho
da assessoria da Prefeitura de Botucatu – na foto: Orquestra de Cordas Aécio de Souza Salvador
A Prefeitura de Botucatu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realiza neste mês, entre os dias 16 e 27 de julho, mais uma edição do Festival de Inverno. O evento que será realizado no Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci contará com dez apresentações musicais.
Os shows gratuitos serão realizados de quarta a sábado, a partir das 20h30, e aos domingos, às 19 horas. Os ingressos para cada apresentação serão liberados no mesmo dia dos espetáculos na bilheteria do teatro, a partir das 13 horas, e serão limitados a dois por pessoa.
Caravana Instrumental – O Festival de Inverno traz dentro de sua programação a Caravana Brasil Instrumental nos dias 17, 18, 19 e 20 de julho.
A Caravana que visa transformar a cidade em um dos grandes palcos da música instrumental brasileira, já passou com suas apresentações por Ilhabela, São Luiz do Paraitinga, Caraguatatuba e Mogi das Cruzes.
A circulação da música instrumental brasileira é o foco do projeto Caravana Brasil Instrumental, que está ocupando espaços públicos como praças e teatros de cinco cidades do interior e litoral do estado de São Paulo.
O projeto realizado pela Pôr do Som consiste em 20 apresentações dos mais diversos nichos e estilos da música instrumental brasileira, promovendo o encontro de artistas que demonstram consistência, originalidade e criatividade em trabalhos de reconhecida relevância cultural.
Em Botucatu, no dia 17, os shows ficarão por conta do Panorama do Choro sob o comando de Roberta Valente e Yves Finzetto, que apresentam obras de compositores atuais. No dia 18 tem a brasilidade de Marquinho Mendonça e Banda em Órbita com choros, frevos e baião. No dia 19, Gian Correa se apresenta com violão sete cordas. E no dia 20, o consagrado violonista e compositor Guinga faz um duo com o talentoso saxofonista de vanguarda Marcelo Coelho.
Dia 16 (Quarta-feira) – OCASS – Orquestra de Cordas Aécio de Souza Salvador
Horário: 20h30
A OCASS realiza concertos em Botucatu e região levando a música clássica e popular a diversos lugares, pessoas, entidades e eventos. Atualmente conta com a participação de 13 músicos.
Dia 17 (Quinta-feira) – Panorama do Choro
Horário: 20h30
Projeto que reúne instrumentistas de diferentes gerações e representa a produção atual do Choro paulistano com músicas compostas ou selecionadas especialmente para o disco de mesmo nome, interpretadas por seus compositores e pelo Sexteto Panorama – Alexandre Ribeiro, João Poleto, Gian Corrêa, Henrique Araújo, Roberta Valente e Yves Finzetto.
Dia 18 (Sexta-feira) – Marquinho Mendonça e banda em Órbita
Horário: 20h30
Compositor, multi-instrumentista e arranjador, que já trabalhou em shows e gravações ao lado de artistas como Zé Menezes, Renato Anesi, Celso Viáfora, Dominguinhos, Roberto Mendes, Tião Carvalho, Luis Melodia, Tom Zé e Orquestra Popular do Recife, apresenta um espetáculo onde realiza um passeio por ritmos brasileiros como choro, samba, baião, frevo, jongo e outros ritmos tradicionais.
Dia 19 (Sábado) – Gian Correa
Horário: 20h30
Ao invés de cavaquinhos, flautas e bandolins, o sete cordas divide o palco com um quarteto de saxofones e pandeiro. Com composições e arranjos ousados, este projeto leva ao Choro influências do Jazz e da música erudita.
Serão apresentadas peças do próprio violonista e também de outros músicos como André Mehmari, Luca Raele, Enrique Menezes, Rogério Caetano, Zé Barbeiro e Edmilson Capelupi. Gian se apresenta ao lado de Josué dos Santos no sax-soprano, Jefferson Rodrigues no sax-alto, Jota P. Barbosa no sax-tenor, Cesar Roversi no Sax-Barítono e Rafael Toledo no pandeiro.
Dia 20 (Domingo) – Guinga e Marcelo Coelho
Horário: 19horas
Contemporaneidade é a palavra que melhor define o encontro do consagrado violonista e compositor Guinga com o talentoso saxofonista de vanguarda Marcelo Coelho. Isso fica claro no frescor e no lirismo da sonoridade de Coelho, aliado às improvisações sobre as magníficas melodias e harmonias das composições de Guinga. A crítica é unânime em afirmar que Guinga tem impulsionado a música brasileira ao levar adiante o legado deixado por Villa Lobos e Tom Jobim, e o duo com Marcelo Coelho confirma a atemporalidade e contemporaneidade da sua obra.
Dia 23 (Quarta-feira) – Duo Ceranto (Giovana Ceranto – piano & Gilberto Ceranto Junior – violino)
Horário:20h30
Formado pelos irmãos Giovana Ceranto e Gilberto Ceranto Junior o Duo apresenta o Concerto CHRONOLOGICOS que traz uma abordagem pedagógica e interessante apresentando um repertório que transita do Barroco (Cravo e Violino Barroco) à Música Contemporânea (Piano e Violino Moderno).
Dia 24 (Quinta-feira) – Duo Calavento (Diogo Carvalho – violão & Leonardo Padovani – violino)
Horário: 20h30
O violino é o instrumento lírico por excelência. O violão é o instrumento mais popular do mundo. O Duo Calavento conduz essa combinação rara em composições e arranjos que surpreendem, num concerto com viés teatral: os artistas contam histórias, comentam o repertório e assumem a atmosfera que cada obra evoca. Com sua sonoridade única e ao explorar diferentes técnicas e recursos musicais, Diogo Carvalho (violão) e Leonardo Padovani (violino) desconstroem as imagens de seus instrumentos, associados quase sempre ou à música popular ou à erudita, como se não pudessem soar juntos, mas eles soam e muito bem.
Dia 25 (Sexta-feira) – Bianca Gismonti Trio
Horário: 20h30
Em seu show “Sonhos de Nascimento”, Bianca traz ao ouvinte o frescor de suas composições autorais em uma linguagem que mescla os gêneros Instrumental, MPB e Jazz e algumas letras inspiradas ouvidas em sua bela voz.. Filha do renomado Egberto Gismonti, Bianca encontra sua expressão máxima ao piano, e neste show une-se ao grupo formado pelo seu marido, o baterista Julio Falavigna, mais o baixo de Toninho Porto. O resultado se traduz em uma vibrante brasilidade, com músicas que transitam desde o Maracatú até baladas.
Dia 26 (Sábado) – Victor por Vitor – Um sax brasileiro
Horário: 20h30
Quando Victor Assis Brasil, um dos maiores nomes da músicas brasileira, morreu, Dona Elba, sua mãe, manteve fechadas duas malas que encontrou no quarto do filho. Em 1988, quando o irmão João Carlos Assis Brasil, deixou o apartamento da Marquês de Abrantes, Dona Elba, entregou-lhe as malas. Um dia, João Carlos resolveu abrí-las e deparou com mais de quatrocentas composições inéditas. Vitor Alcantara e banda, outro grande nome do cenário da música instrumental, nos brinda com esse show que traz algumas musicas desse tesouro.
Dia 27 (Domingo) – Orquestra Sinfônica Municipal de Botucatu
Horário: 19 horas
A OSMB, criada em 1986, tem como regente titular o Maestro Marcos Virmond e é o maior grupo sinfônico de nossa região. Apresenta-se com frequência em Botucatu e em cidades que compõe o Polo Cuesta nas solenidades oficiais e concertos abertos. Participou do Festival Campos das Artes em Campos do Jordão e teve concerto veiculado pela BBC de Londres para mais de 400 países no Dia Mundial de Combate à Dor. Tocou na Sala São Paulo, a maior sala de concertos da América Latina. Possui repertório vasto que agrada os mais diferentes públicos e leva a música de concerto para teatros, praças, escolas, hospitais, promovendo a formação de novas plateias e a democratização da música sinfônica.
Serviço
Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci
Praça Coronel Moura, nº27 – Centro
Telefone (14)3882-9004