A cidade ainda não tem voos comerciais para facilitar acesso de pacientes e pesquisadores de tratamento
por Sérgio Viana
Referência na América Latina, o Hospital do Câncer de Barretos lançou neste mês a campanha “Voo Contra o Câncer”, que conta com a colaboração de pessoas através das redes sociais para “cutucar” as empresas de tráfego aéreo.
A ideia é incomodar as empresas para que disponibilize aviões para voos comerciais para Barretos. Há 8km do Hospital do Cancês já existe um aeroporto, cuja “a pista é maior que a do Aeroporto Santos Dummont”, no Rio de Janeiro, destaca a campanha.
Diariamente, 4 mil pacientes de todos os estados do Brasil são atendidos em Barretos. O serviço lá é totalmente coberto pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ou seja, gratuito. Pessoas viajam horas, ou até dias, de carro ou ônibus em busca de tratamento para suas doenças. Com aviões o tempo de viajem seria consideravelmente reduzido.
Além de tratamentos, o Hospital também comporta o único Instituto de de Treinamento em Técnicas Minimamente Invasivas e Cirurgia Robótica (IRCAD), da América Latina, e o maior banco do país de células cancerígenas utilizadas para pesquisas em sáude.
Para ajudar é só acessar o link (http://www.voocontraocancer.com.br/) e dar sua ‘cutucada’ nas aéreas.