Bancos de Botucatu tem nova lei para respeitar, mas fiscalização ainda é falha

Caixas eletrônicos mais baixos serão implantados, mas população terá que ajudar a cobrar o cumprimento à lei

por Sérgio Viana

Antes de entrar em recesso parlamentar, a Câmara Municipal de Botucatu aprovou o Projeto de Lei n° 53/2013, que determina que todas as agências bancárias da cidade instalem caixas eletrônicos mais baixos para pessoas cadeirantes ou de baixa estatura. O projeto foi criado pelos vereadores Valmir Reis (PPS) e Izaias Colino (PSDB), mas a fiscalização do cumprimento desta e outras obrigatoriedades, como o tempo máximo de espera na fila de 25 minutos, devem ficar a cargo da população.

“Um dia numa agência, vi a dificuldade de uma pessoa anã em utilizar o serviço do caixa eletrônico, tanto pela estatura, quanto pela tela, que só pode ser visualizada quando se está diretamente de frente para ela”, declara Colino, que viu ali a necessidade de melhorar o acesso de todos aos serviços bancários, hoje essencial.

Seguindo uma dica de Valmir Reis, que já havia constatado a implantação dos caixas acessíveis em outros municípios, os vereadores propuseram o projeto, que foi aceito por unanimidade. Agora, os bancos de Botucatu estão sendo informados oficialmente da obrigatoriedade de adequação e tem o prazo de 180 dias para efetuar a mudança.

Questionados sobre como será a fiscalização dessa lei, os vereadores assumiram que as autoridades devem tomar atitudes para melhorar o serviço, “mas o povo deve e precisa auxiliarQuando há um direito cerceado, tem que reclamar e procurar os órgãos competentes. É válido, mas não adianta só postar no Facebook”, ressalta Izaias. Nesta semana, no grupo Denúncia Botucatu (clique), foi postado uma foto que constata o desrespeito ao limite do tempo de espera em filas bancárias. 

Foto postada no Facebook registra falta de cumprimento do tempo limite de espera

Foto postada no Facebook registra falta de cumprimento do tempo limite de espera

O coordenador do Procon de Botucatu, Márcio Cézar Lopes declarou que antes de ser procurado pela reportagem não tinha ciência da nova lei.

Sobre a fiscalização, ele ressaltou que é necessário um maior envolvimento e esclarecimento dos consumidores que se sintam lesados. “No caso das filas de banco, a lei atual prevê que antes de qualquer punição ser tomada é necessário que o banco seja autuado três vezes. No entanto, para autuar é preciso que o consumidor venha até o Procon, não adianta ir em rádio, tv ou internet, tem que vir até aqui”.

Atualmente o serviço de Proteção ao Consumidor de Botucatu não tem poder e estrutura para ir até o local onde ocorre a irregularidade. “A Câmara, os vereadores, tem que ser enérgicos. Tem que especificar quem vai fiscalizar, existe maneiras de melhorar isso. Não dá pra ser só o Procon”, completa o coordenador.

Serviço

Procon Botucatu – Casa do Cidadão

Rua Cardoso de Almeida, 1001 – Fone: (14) 3882 7722

Atendimento das 9h às 17h

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