Denúncia do estado calamitoso das caixas d’água partiu do jornal Diário da Serra, no inicio de julho. No dia seguinte, a troca das caixas foi anunciada (confira as capas abaixo). Agora, após estudo, apenas o serviço de limpeza será executado a partir deste fim de semana.
via assessoria da Prefeitura
A Prefeitura Municipal de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Habitação, iniciará neste final de semana, o serviço de limpeza de 60 caixas d´água que abastecem a maior parte dos 224 apartamentos do conjunto habitacional “Amando de Barros Sobrinho” na região da Vila Jardim. Inspeções realizadas pela Vigilância Ambiental em Saúde constataram a necessidade de realizar o serviço para que os moradores do local não corram risco de contaminação ao utilizarem a água.
No início desse ano, em caráter emergencial, a Prefeitura viabilizou a troca das caixas d´água que atendem um dos blocos. Foi constatado que o mau estado do reservatório e o nível de contaminação da água colocava em risco a saúde dos moradores. Ciente da situação, o prefeito João Cury Neto autorizou o serviço por se tratar de uma questão de saúde pública.
“Agora, com a mesma preocupação, vamos providenciar a limpeza das caixas d´água em caráter emergencial. Também será feita a descontaminação e vedação dos reservatórios, garantindo tranquilidade aos moradores pelo menos nos próximos seis meses”, informa o secretário municipal de Habitação, José Carlos Broto.
Se as condições do tempo forem favoráveis a previsão é que o serviço seja concluído em dois finais de semana. Na semana passada, a Secretaria Municipal de Descentralização e Participação Comunitária realizou uma reunião com lideranças que trabalham para formalização do condomínio. O grupo passará a atuar como síndico e subsíndicos e serão os representantes dos moradores junto a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), responsável pelo conjunto.
Já foram iniciados entendimentos para que, através de parceria com os moradores, a partir do início de 2014, a Prefeitura faça a troca das caixas d´água de todos os blocos. “Para que isso aconteça é importante que haja essa formalização do condomínio. Temos dado todo apoio aos moradores para que isso aconteça o mais rápido possível. Temos mantido contato permanente com as lideranças e outras ações acontecerão para melhorar as condições de vida nos predinhos. Estamos, inclusive, programando um grande mutirão de limpeza no local”, informa o secretário de Descentralização e Participação Comunitária, Paulo Sérgio Alves.