via assessoria Fepaf
O V Congresso Internacional & V Encontro Brasileiro sobre Anonáceas serão realizados de 19 a 23 de agosto de 2013, na Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, câmpus de Botucatu. O grande objetivo do evento é promover a divulgação científica sobre os mais diversos temas relacionados às anonáceas (graviola, atemóia, pinha, por exemplo), e realizar discussão de forma globalizada a respeito dos principais problemas da cadeia produtiva, com a participação da comunidade científica e produtores.
Estão programadas palestras, mesas redondas, apresentações de resultados de pesquisa e um Dia de Campo. Para a apresentação das palestras e mesas redondas foram convidados pesquisadores de diversos países e de instituições como Wageningen University/ Holanda; University of Vienna; Universidad Autonoma Chapingo/ México; Embrapa Cerrados; Embrapa Agorindústria Tropical; Insituto Biológico de Campinas, Unesp e USP. Serão discutidos temas como: “Taxonomia”; “Melhoramento genético”; “Metabolismo secundário” e “Trocas gasosas”.
Outra atividade que integra a programação é o Dia de Campo que será realizado em propriedade de produção de atemóia para exportação, localizada na cidade de Pilar do Sul/SP O objetivo é demonstrar a tecnologia empregada na cultura visando à exportação de frutos. No Dia de Campo serão abordadas técnicas como a propagação e produção de mudas, poda, nutrição, manejo de pragas e doenças, colheita e pós-colheita.
Os organizadores esperam criar um círculo de debates para que produtores e a comunidade científica reflitam sobre a melhoria das técnicas de produção da cultura de anonáceas, a partir do conhecimento científico, a fim de garantir o fortalecimento da cadeia produtiva mundial e do tripé pesquisa-ensino-extensão na sua maior abrangência de estudos com a família Annonaceae.
O evento é uma realização da Faculdade de Ciências Agronômicas e Instituto de Biociências da Unesp em parceria com Universidad de Ciências y Artes de Chiapas/México, Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), Associação Brasileira de Produtores de Anonáceas, Associação Paulista de Produtores de Caqui e Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf).
Para mais informações, programação completa e inscrições, acesse a área de eventos do site www.fepaf.org.br