do site Itaponews
O cenário, simplesmente desolador. Apesar de incomum no Brasil, pode-se dizer que foi realmente um tornando que se formou por volta das 16h30 deste domingo(22); próximo a Taquarituba (na região de Avaré) e atingiu a maior parte da cidade de 23 mil habitantes. Postes e árvores arrancados; galpões, casas destelhadas, fachadas e quase tudo de estrutura metálica, retorcido. No distrito industrial o estrago foi muito grande. Há muitos desalojados e esses estão sendo orientados para irem no Ginásio de Esportes.
A rodoviária da cidade foi totalmente destruída. A cidade sem telefonia móvel, pois as torres das operadoras deixaram de funcionar. O Posto Zanforlim totalmente destruído.
Um ônibus da Viação Transfronteira que saiu de Wencelau Braz-PR com destino a Itaí, foi colhido e arremessado longe da pista quando passa pelo trevo/Zanforlim. O motorista morreu e quase todos os passageiros se feriram. Além deste, um garoto de 12 anos que estava numa quadra de futsal acabou lançado contra a trave do gol e acabou morrendo. Um homem de 22 anos também morreu vítima de ferimentos. O hospital confirmou os óbitos mas, por ainda não ter os documentos das vítimas não pode fornecer os nomes.
Parte da cidade está sem energia e o vai e vem de ambulâncias que chegam e sai do hospital, que está com uma grande quantidade de feridos, que estão sendo removidos para os hospitais de Itaporanga, Itaí e Taguaí da cidade é grande. Toda a equipe médica da cidade atua no atendimento. Até o prefeito, o médico Dr. Miderson Milléo integra a equipe que atende os feridos.
Equipes de Bombeiros, SAMU, policiais civis, militares e rodoviários atuam na tragédia. Equipes da concessionária de energia elétrica trabalham rápido para restabelecer o sistema. As informações se referem até a noite de domingo.