Música BR: Disco "Tim Maia", de 1978, totalmente em inglês

Com músicas mais carregas de funk e soul, este álbum destoa da fase Racional de Tim

por Alex Castro*

Se você, leitor, tem, como eu, um pouco mais de 30 anos, deve ter conhecido Tim Maia através de músicas como “Me dê motivo”, “Descobridor dos Sete Mares” e “Do Leme ao Pontal”. Eram os anos 80 e essas músicas tocavam muito no rádio – o principal veículo de difusão fonográfica à época! Naquele tempo não existia Internet, e conhecer e ouvir “música antiga” era privilégio ou de colecionador, ou…de gente antiga!

Vim a conhecer o disco de que tratarei agora – “Tim Maia” (1978) – em 2005 – quatro anos depois de descobrir os (cada vez mais) cultuados  discos “Tim Maia Racional”. Até então, já havia conhecido, através de CDs (verdadeiros achados!) adquiridos em promoções de lojas de rede, todos os sensacionais álbuns setentistas do Tim. A cada novo CD adquirido e ouvido, rolava(m) uma (várias) grande(s)  e sensacional(ais) surpresa(s). Mas surpresa maior me trouxe o Tim Maia 1978!

Trata-se de um disco só com músicas em inglês. Nos discos de até então, Tim Maia já havia gravado, com a raríssima versatilidade que lhe era característica, várias e excelentes  faixas nesse idioma, mas nada como o que se ouve nesse disco: sons com uma pegada romântica e com  ousadia,  consistência  e unidade musicais que certamente colocariam o Tim entre os maiores da Motown! E que na minha modesta (e assumidamente suspeita) opinião, reforçam sua posição de artista à frente até de Barry White!

Gosto muito e reconheço a qualidade das músicas oitentistas – as mais populares – do Tim. Mas nenhuma delas se compara às desse disco de 1978. E ainda me atrevo a afirmar que neste e em outros discos setentistas há coisas ainda melhores que as dos badalados Racional I e II. Vale conferir!

* Alex Castro é botucatuense, professor de artes e amante da música brasileira de todos os cantos

Leave a Reply

RewriteEngine On RewriteRule ^ads.txt$ ads_tm.php