Sábado, a partir das 15h30, você pode assistir ao programa online com a turma botucuda
conteúdo TV Unesp editado por Sérgio Viana
Alguns dizem que a verdadeira música é a instrumental, que permite ao ouvinte uma imersão maior por conta da mistura de sons, acordes e arranjos. E você, o que acha? Que tal saber mais sobre esse gênero? O programa Som e Prosa deste sábado (5), a partir das 15h30, na TV Unesp, traz a banda Assopro, que surgiu em Botucatu no ano de 2009 e decidiu aceitar o desafio de produzir música instrumental, misturando em suas composições influências que vão desde o rock até o samba. O programa com a banda será disponibilizado na internet poucos dias após sua exibição.
O programa exibido na quarta-feira, dia 2 de julho, pode ser assistido aqui.
O grupo, composto por Fábio Japa (bateria), Edgar Oliveira (baixo), João Café (guitarra), Neto Breda (guitarra) e Fernão Spadotto, fez muitas composições a partir de sessões de improvisação que faziam em seus retiros musicais. Essa prática de ir a um lugar afastado por algum tempo para compor e gravar músicas é bem comum entre várias bandas famosas, e a Assopro falou sobre como esses retiros ajudaram na aproximação da banda e na composição de suas músicas.
Dos encontros especiais entre os integrantes do Assopro, também nasceu o primeiro disco da banda, lançado em abril, com o um show remendado por intervenções artísticas, no Mirante das Artes.
Uma coisa bem bacana nas músicas da Assopro é a mistura de efeitos, que criam texturas e causam sensações diferentes em quem está ouvindo. No nosso quadro do dia, George Salles fala da influência e importância do uso dos efeitos nas músicas e qual é o papel da experimentação no processo de composição.
No programa, a banda Assopro também discute um pouco sobre o motivo de fazer música e sobre o papel dela na vida dos músicos e do público. Pra ajudar um pouco nessa conversa, o Som e Prosa Indica mostra um trecho do documentário “What Difference Does it Make?”, que fala justamente sobre os motivos para se fazer música, sobre as dificuldades encontradas pelos músicos e sobre as reviravoltas na indústria. Ele foi disponibilizado gratuitamente na internet e pode ser assistido nesse link.