Galeria Fórum das Artes trará exposição de acervo do Museu Itajahy Martins e da Pinacoteca do Estado
da assessoria da Prefeitura de Botucatu – editado
O Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria da Cultura e a Prefeitura de Botucatu inauguram na próxima sexta-feira (18), às 19h30, a Galeria Fórum das Artes, parte da primeira unidade da Pinacoteca do Estado no interior paulista. O espaço é um anexo da Pinacoteca, localizado no prédio principal onde funcionava o antigo Fórum. As demais instalações continuam em reforma e devem ser finalizadas no 1º semestre de 2015. ( Mais sobre a Pinacoteca )
A interiorização de ações é uma das prioridades estabelecidas pelo Governo de São Paulo para a área da cultura. A Galeria Fórum das Artes é o mais novo espaço expositivo do Estado que apresentará obras que integram o acervo do MAC Itajahy Martins e da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Para a inauguração do espaço, o público poderá conferir a exposição Impressões e reflexões, que reúne cerca de 60 obras, realizadas por 32 artistas como Aldemir Martins, Arthur Luiz Piza, Itajahy Martins, Livio Abramo, Marcelo Grassmann, Maria Bonomi, Mira Schendel, Oswaldo Goedi, Sergio Finguerman e muitos outros. Realizados entre os anos 1947 e 2014, os trabalhos narram as tendências e percursos, indicando a abrangência e a diversidade da arte no Brasil, desde o modernismo até a produção contemporânea.
Em pleno processo de restauro, o edifício que abrigará a Pinacoteca Botucatu adquire um novo uso e um novo nome, passando a se chamar Fórum das Artes, na perspectiva de abrigar exposições e atividades visando à ampliação do acesso à cultura em toda a região. Ao todo, o Governo do Estado investiu R$ 11 milhões na execução deste projeto. A verba foi repassada ao Município, que é o responsável pela realização das obras de reforma e adaptação do prédio, que abrigará também o Museu da Arte Contemporânea Itajahy Martins.
A previsão é de que a Pinacoteca seja inaugurada no primeiro semestre de 2015, com a finalização dos projetos executivos de arquitetura, fundação, solo, hidráulica e elétrica, atendendo às normas para acessibilidades e também com a climatização do prédio.