Quando o assunto são as impressoras, cartuchos e toners, algumas dúvidas surgem
Conteúdo Conversion
Quando o assunto são as impressoras, cartuchos e toners, muitos consumidores têm dúvidas quanto à reposição dos suplementos para impressão ou ainda sobre como proceder no uso cotidiano do equipamento. Afinal, existem impressoras a laser, a jato de tinta, cartuchos e toners originais e os remanufaturados, e muito se fala sobre o que é melhor para realizar as impressões, diminuir os custos e estender a vida útil do equipamento. Mas o que é verdade e o que é mito? Esclarecemos abaixo algumas dúvidas frequentes sobre o assunto.
Cartucho recarregado estraga a impressora?
Depende. A maioria dos fabricantes de impressoras afirma que o ideal é utilizar sempre o cartucho original, já que ele foi desenvolvido para operar de acordo com a tecnologia do modelo que o usuário possui e esses itens costumavam ser muito caros. Após o crescimento do ramo de recargas, os preços dos cartuchos e toners originais tiveram uma queda significativa nos últimos anos, mas os serviços de recarga e remanufatura também evoluíram com o passar do tempo e tornaram-se muito competitivos.
Diante disso, é possível encontrar serviços especializados que respeitem a vida útil dos cartuchos e toners, que só podem ser recarregados por três vezes, em média. Quando o cartucho passa por excessivas recargas, ele se desgasta e pode haver vazamento da tinta dentro do circuito da impressora. O preço médio para o reparo, nesses casos, pode ser igual ao de um equipamento novo.
Sempre haverá discordância entre os fabricantes de cartuchos originais e dos prestadores de serviços de recarga e manufatura. Por isso, a decisão final cabe ao consumidor. Desconfie de serviços de reabastecimento ou de cartuchos reciclados com preços muito abaixo do mercado.
Posso perder a garantia da minha impressora se usar um cartucho ou toner remanufaturado?
Sim. Se uma impressora que ainda está dentro do prazo de garantia tiver algum problema de mau funcionamento utilizando um cartucho ou toner não original, o fabricante pode alegar “uso inadequado” do equipamento e não realizar o conserto.
O papel interfere na impressão?
No caso das impressoras a laser, sim. O ideal é que sejam utilizadas folhas de sulfite em que as fibras do papel estejam de acordo com a gramatura da folha. Por exemplo, para uma folha A4 de até 135g, as fibras do papel devem ir na direção do comprimento, enquanto para as folhas de gramatura acima de 135g, a fibra deve seguir a direção da largura do papel. Para verificar o sentido das fibras das folhas, basta puxar as bordas laterais do topo com as unhas e, se houver ondulação no sentido em que a folha foi puxada, significa que as fibras estão no sentido inverso.
A tinta da impressora pode secar se não for usada?
Sim. A tinta acumulada pode ressecar e entupir a cabeça do cartucho, caso a impressora fique ociosa por muito tempo. Isso pode acontecer tanto com cartuchos originais quanto remanufaturados ou recarregados. Tente fazer pelo menos uma impressão por semana para evitar transtornos.