Biblioteca da Unesp de Botucatu cria sua Horta Comunitária

O projeto da Horta tem diversos objetivos, como inspirar a comunidade a cultivar seus próprios alimentos

da Assessoria da Unesp

No dia 26 de setembro, bem próximo ao inicio da estação Primavera, servidores da Biblioteca do Campus de Rubião Junior (Unesp/Botucatu) inauguraram uma Horta Comunitária, em comemoração aos 50 anos da Biblioteca. A horta é cultivada em canteiros suspensos, que ficam enfileirados logo na entrada do prédio. 031-1024x813

Tudo começou a partir da ideia das servidoras Rosângela Aparecida Soares e Nivaldete Costa Fernandes Cruz, que recebeu apoio da diretoria da Biblioteca, dos professores Felipe Giardini Bonfim e Rumy Goto, ambos do Departamento de Horticultura da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA/Unesp), e dos alunos de pós-graduação, Ana Paula da Silva Marques, Daniela Teixeira, Jordany de Oliveira Gomes e Nathalia de Souza.

No inicio através do Departamento de Horticultura, servidores participaram de cursos básicos sobre cultivos de plantas e produção de fitopreparados. A horta comunitária, como o próprio nome diz, requer trabalho em equipe e colabora na promoção do senso de responsabilidade social e sustentabilidade dos envolvidos.

Segundo a servidora Rosângela Soares, uma da idealizadoras, o projeto da Horta tem diversos objetivos, como inspirar a comunidade a cultivar seus próprios alimentos, demonstrar que é possível encontrar espaços para o cultivo, incentivar o contato com a natureza e o uso de produtos orgânicos.

A horta é mantida pelos servidores da Biblioteca e conta com a colaboração espontânea de membros da comunidade do campus, que apreciam o cultivo de plantas.

Deixe um comentário

error: Este conteúdo é protegido contra cópia!