Com a repercussão do caso, o número de queixas chegou a cerca de 300
Da Agência Brasil
O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) informou que abriu um processo para avaliar as denúncias recebidas sobre a propaganda Casais, veiculada pela empresa O Boticário para o Dia dos Namorados.
O Conar recebeu cerca de 30 reclamações de consumidores, o que provocou a abertura do processo. Com a repercussão do caso, o número de queixas chegou a cerca de 300.
A campanha mostra casais homossexuais e heterossexuais trocando presentes no Dia dos Namorados. De acordo com o Conar, a maioria dos denunciantes acha que a campanha desrespeita a família.
O processo aberto será encaminhado a um relator, que vai estudar tanto as alegações dos consumidores quanto as da defesa. Depois, o material segue para um conselho de ética para ser julgado. A decisão deve sair em meados de julho.
Segundo o Conar, até lá, a propaganda pode continuar a ser veiculada. A defesa tem dez dias corridos, após a data de notificação, para enviar suas argumentações. Mesmo sem a manifestação da empresa ou da agência responsável pela campanha, o processo segue sua tramitação.
Em nota, a empresa informou que ainda não recebeu a notificação do Conar, referente ao processo sobre a campanha.
O texto diz: “O Boticário acredita na beleza das relações, presente em toda sua comunicação. A proposta da campanha Casais, que estreou na TV aberta no dia 24 de maio, é abordar, com respeito e sensibilidade, a ressonância atual sobre as mais diferentes formas de amor – independentemente de idade, raça, gênero ou orientação sexual”. A empresa diz ainda que valoriza a tolerância e respeita a diversidade de escolhas e pontos de vista.
Nesta terça-feira (2), o Boticário lançou em seu perfil no Facebook uma pesquisa para avaliação da campanha. Na página, internautas deixaram mensagens de apoio. “Está de Parabéns!!!! Viva o amor sempre!!!!”, disse uma das pessoas. “Achei o máximo, quem dera [que] outras marcas fizessem o mesmo”, escreveu outro internauta.
Posicionamentos contrários também foram registrados. “O Boticário fez uma grave e severa afronta à família e aos valores da sociedade brasileira”. afirmou um internauta, segundo o qual a intenção da campanha era gerar exposição da marca.
Outras redes registraram diferentes opiniões. No Youtube, o vídeo da campanha registrava até o fechamento desta matéria, mais de 300 mil likes e cerca de 173 mil dislikes.