Atendimento telefônico da Polícia Militar é transferido para Sorocaba

A medida, segundo a PM, visa liberar policiais que ficavam no atendimento dos chamados para as ruas

da Agência14 News

O atendimento telefônico do número de emergência 190 da Polícia Militar, que funcionava no Batalhão de Botucatu, foi transferido para a cidade de Sorocaba. A medida, segundo a PM, visa liberar policiais que ficavam no atendimento dos chamados para as ruas.

Com essa mudança, oito policiais serão liberados para trabalhar nas ruas. “Em todo o Estado esse número será maior porque outras unidades estão passando pela mesma mudança”, comentou o capitão Marcelo Ricardo Silva, que atua nas relações públicas da PM de Botucatu e região.

“O Copom – Centro de Operações da Polícia Militar de Sorocaba é muito maior com mais ramais do que existiam em Botucatu. Aqui, eram três e se estivessem ocupadas a pessoa teria que esperar, já em Sorocaba a estrutura é maior, por isso o atendimento será otimizado”, disse o capitão da PM.

Sorocaba tem sete batalhões (regionais) que ele supervisiona, por isso também o número de cidades ligadas a essa central 190 será bem maior chegando até 60 municípios ligando para o mesmo Copom 190.

Em nota oficial, a PM informou que “todo o atendimento realizado pelo telefone emergencial 190, da Polícia Militar de Botucatu e região, será feito pelo COPOM – Sorocaba, que após o atendimento, encaminhará a ocorrência via web, em tempo real, para a sede do 12º Batalhão em Botucatu, que efetuará o despacho da equipe policial militar mais próxima para o atendimento da ocorrência”.

“Tal mudança, diz a PM, visa centralizar o atendimento emergencial 190, a fim de realocar o policial militar que anteriormente realizava este serviço para o policiamento ostensivo preventivo, gerando um aumento indireto do efetivo operacional na região”.

“Cabe ressaltar, que esta mudança, em nada alterará a rotina do usuário do serviço emergencial da Policia Militar, pelo contrário, com esta nova rotina, se espera que a curto prazo, o tempo – resposta, do atendimento diminua, visto o COPOM de Sorocaba, possuir uma estrutura melhor, possuindo um número maior de troncos telefônicos e ramais, podendo realizar um atendimento à população, mais ágil e dinâmico”, avisa.

O Batalhão de Botucatu também frisou que “quando da utilização deste serviço emergencial, o solicitante forneça o maior número de dados possíveis, relativos aos fatos, tais como, Município, bairro, rua e números corretos, além de pontos de referência se houver; também procure relatar os fatos de maneira mais clara possível, tudo isso, a fim de agilizar o serviço”, orientou.