Vicente Ferraudo deixa a Semutran

Segundo nota oficial da Prefeitura de Botucatu, pedido deve-se a motivos profissionais

da Redação com informações da Prefeitura de Botucatu

Um dos membros mais longevos do governo João Cury Neto (PSDB), o engenheiro Vicente Ferraudo, pediu exoneração do cargo de secretário municipal de Mobilidade Urbana (Semutran). A pasta é responsável por toda a estruturação do fluxo viário, além de gerir os contratos de concessão do transporte público. Foi designado para ocupar a pasta provisoriamente André Peres, secretário municipal de Obras.

O pedido de desligamento da prefeitura ocorreu na manhã de terça-feira, 10 de novembro. Segundo nota oficial emitida pela Prefeitura de Botucatu, a decisão de Ferraudo em deixar o cargo é de natureza profissional, onde o engenheiro alega ter outros projetos. "A decisão foi tomada em razão da necessidade de Ferraudo dedicar-se a outros projetos de natureza profissional. Após ouvir as alegações do secretário, o prefeito municipal acatou a sua solicitação.", enfatiza o documento.

Ferraudo deixa a Semutran no momento em que se discute o reajuste da tarifa de transporte público. O Conselho Municipal de Transporte Coletivo (CMTC) definira em reunião, no dia 9, o valor da nova tarifa, que deveria entrar em vigor nesta quarta-feira, dia 11. A expectativa é que ocorra o reajuste em R$ 0,30, passando dos atuais R$ 3 para R$ 3,30. Devido a divergências e à exoneração do secretário a decisão foi postergada para as próximas semanas.

Aumento de R$ 0,75 na tarifa em 3 anos

Em 2012, a tarifa do transporte público em Botucatu passou de R$ 2,35 para R$ 2,65. A alegação era de que o valor não havia sido reajustado em 2011. Em 2013, este valor foi para R$ 2,80, sendo que no mesmo ano ocorreram manifestações no município  seu último ano como secretário, o valor da tarifa corresponde aos atuais R$ 3. 

Realizações como Secretário

À frente da Semutran desde 2009, Vicente Sílvio Ferraudo foi responsável por diversas ações importantes como: primeira concorrência pública da história do município que colocou fim ao monopólio do sistema de transporte coletivo; implantação dos parquímetros para controle da Zona Azul; criação da Central de Monitoramento de Transporte Coletivo; implantação de contadores regressivos nos semáforos, criação da Escolinha de Trânsito (finalista do Prêmio Mário Covas 2015); ampliação do sistema de integração e de linhas regulares de ônibus; fortalecimento das campanhas educativas e de conscientização de trânsito (Se Essa Rua Fosse Minha, Faixa Segura, Programa Ar + Puro, Dia Mundial sem Acidentes, etc); entre outras.