Governo Federal exclui Botucatu de programa de expansão e melhorias em aeroportos
Ministério dos Transportes revê investimentos em aeroportos regionais, sendo que apenas dois em São Paulo continuam no programa

por Flávio Fogueral com informações da Folha de S.Paulo e Ministério dos Transportes
Decisão do presidente interino Michel Temer (PMDB) pode fazer com que o aeroporto municipal Tancredo Neves, em Botucatu, não seja mais contemplado com expansão e obras de melhorias conforme previsto e anunciado pela Prefeitura local no final de 2015. A medida faz parte do corte de investimentos que o governo federal planeja no que tange ao programa de melhorias e expansão de aeroportos regionais instituído pela presidenta afastada, Dilma Rousseff (PT).
Matéria divulgada hoje pelo jornal Folha de S.Paulo (leia aqui) informa que o governo Temer resolveu cortar de 270 para 53 os aeroportos que receberão os investimentos de expansão, que teriam início já em 2017. Segundo a reportagem, o ministro dos transportes, Maurício Quintella Nessa, reforçou que não seria necessário o total de aeroportos em obras para que “se iniciasse um programa realista que atenda aos Estados, à demanda e às empresas”. O ministro ressalta que a lista mais enxuta atende à atual realidade financeira do governo federal.
O ministério enfatiza que os critérios para a escolha dos aeroportos da carteira de projetos foram baseados em indicadores como terminais importantes para o tráfego aéreo que já estão com restrição de capacidade; os localizados em regiões remotas, caso da Amazônia Legal; rentabilidade do operador aeroportuário; cobertura da população em até 120 minutos de deslocamento (100 km); interesse das companhias aéreas; e proximidade de grandes aeroportos ou capitais.
Investimentos em Botucatu e voos comerciais
Seriam investidos, para a ampliação dos 270 aeroportos, incluindo o de Botucatu, mais de R$ 7,3 bilhões. Agora, para atender aos 53 aeroportos, o governo desembolsará R$ 2,4 bilhões. O aeroporto local pelo projeto, teria aporte de R$ 20 milhões que seriam empregados na expansão da pista, reforma e construção de terminal de embarque e desembarque de passageiros, além da instalação de aparelhos para auxílio às aeronaves.
Tendo a gestão repassada do Estado para o município em 2013, o aeroporto de Botucatu recebe cerca de 40 voos mensais, todos particulares. Com a ampliação poderia ser credenciado junto à ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para receber voos comerciais. O espaço também tem uso atual como base de testes para aviões fabricados pela Embraer ou empresas do setor aeronáutico, como a Avionics que, em julho, apresentou seu primeiro VANT (Veículo Aéreo Não-Tripulado).