Testes têm ocorrido mediante agendamento pela Central Coronavírus
por Flávio Fogueral
Botucatu teve seus três primeiros casos de testes realizados na comunidade como positivos para Covid-19, doença respiratória aguda causada pelo novo coronavírus. A informação foi passada no início da noite desta segunda-feira, 20 de abril, pelo secretário municipal de Saúde, André Spadaro. A Cidade chega a 40 casos confirmados da doença.
Desde que foram iniciados os testes diretamente na comunidade, foram examinados cem botucatuenses que apresentaram sintomas de síndrome gripal e que procuraram a Central Coronavírus. Os materiais coletados são avaliados pelo Hemocentro do Hospital das Clínicas, laboratório credenciado pelo governo paulista para o procedimento.
Segundo Spadaro, na primeira leva de resultados, emitida na sexta-feira, 17 de abril, foram 22 casos descartados para a doença. No entanto, no final de semana ocorreram mais 80 coletas, de onde saíram as confirmações de coronavírus. O secretário frisa que já entrou em contato com tais pessoas e que as mesmas encontram-se em isolamento domiciliar, passando a receber monitoramento.
“Entrei em contato com os pacientes estão bem em casa e se recuperam. Todos apresentam quadros leves dos sintomas. A partir de amanhã (21 de abril), a Central Coronavírus entrará em contato com os demais que testaram negativos para informá-los dos resultados”, salientou.
O gestor salienta que em 10% dos casos de pacientes internados com quadros leves e moderados acabam se confirmando para a Covid-19. Já nas amostragens junto à comunidade este índice passa a 5,5%. “Esta amostra ainda é pequena”, ressalta Spadaro.
Com isso, Botucatu chega a 40 casos confirmados de Covid-19, com dois óbitos. Até esta segunda-feira, 27 pessoas estavam internadas nas redes pública e privada de saúde com suspeitas e que aguardam resultados de exames. Nisso, cinco pacientes estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).