Escola “Dom Lúcio” produziu jornal próprio na disciplina de Protagonismo Juvenil em 2021

A cada mês, a equipe editorial é composta por um grupo de estudantes do 9º ano A e do 9º ano B

Por Vinícius Nunes Alves*

Comunic@ção é um projeto que nasceu em maio do ano passado e foi idealizado por Luciana Aliberti Miyashiro – professora de Artes – durante aulas de Protagonismo Juvenil da Escola Estadual Integral Dom Lúcio. O projeto consiste na criação de um jornal escolar que é organizado pela professora Luciana e, a cada mês, a equipe editorial é composta por um grupo de estudantes do 9º ano A e do 9º ano B.

Nos primeiros meses do jornal, Luciana contou com a colaboração de Keila Assato, ex-professora de Língua Portuguesa da escola. Além disso, em todas as edições do jornal houve colaboração de Gislaine Vargas, também formada em Letras e professora coordenadora da área de Linguagens da escola Dom Lúcio que revisa os textos. 

O Protagonismo Juvenil é um dos princípios do Programa de Ensino Integral (PEI) e com a produção do jornal os estudantes vivem esse princípio, uma vez que aprendem a sintetizar informações e escrevê-las de maneira objetiva e atraente, a criar infográficos e cards animados no Canva, além de fazer entrevistas ping pong com colegas e professores.

Dentre os conteúdos divulgados entre maio e dezembro, estão: vacinação em massa na cidade de Botucatu; dicas para férias e Olimpíadas; vitórias de estudantes em competições esportivas, como a da aluna Raquel do 9ºA nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs); entrevista com Simone Souza – professora de Matemática e coordenadora da área de Exatas – sobre a relação das habilidades matemáticas com jogos; campanha Dignidade Íntima de professores e estudantes do 6º ano da escola; entrevista com Mário Augusto Vasques – professor de Educação Física da escola e treinador de Atletismo pela Prefeitura de Botucatu, entre outros.

O objetivo do Jornal Comunic@ção é ser uma ferramenta pedagógica para o desenvolvimento do Protagonismo Juvenil dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Para Luciana, “o jornal escolar é uma recomendação curricular que contribui para tornar o jovem autônomo, solidário e competente, pois há a participação de vários alunos na equipe editorial de todas as edições”.

A professora destaca outras experiências importantes que vivenciou junto com as turmas na produção do jornal: “Os alunos fizeram cobertura de notícias tanto dentro da comunidade escolar quanto fora. Conseguimos entrevistar o prefeito Mário Pardini da nossa cidade que falou sobre a sua mudança em relação a comportamento em sala de aula quando era aluno e sobre a importância dos estudos; fizemos a divulgação de uma campanha solidária que nossos alunos do 6º B participaram e receberam uma moção de aplausos na Câmara Municipal de Botucatu pela grande arrecadação de sabonetes e absorventes para o setor de Oncologia do Hospital Estadual de Botucatu”.

A continuidade do jornal Comunic@ção está sendo avaliada pela Luciana que só começou a conhecer o perfil e os interesses das turmas neste novo ano letivo. “Estou aberta a continuar com o projeto, a mudar ou não o formato e até a ampliar para outras séries além do 9º ano, sempre buscando a autonomia dos jovens. Porém, vou aguardar o interesse partir dos próprios alunos para daí ver o que está ao meu alcance”, pondera a professora. As sete edições publicadas no ano passado podem ser acessadas nesta pasta (link) do Google Drive.    

*Vinícius Nunes Alves é Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas – IBB/UNESP.  Mestre em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais – Inbio/UFU. Especialista em Jornalismo Científico – Labjor/UNICAMP. É membro colaborador do Blog Natureza Crítica – divulgação científica em meio ambiente. Professor Escolar da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

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