Alunos de escolas municipais participam de oficina de fósseis do Serviço Geológico do Brasil

As peças escolhidas para pintar têm grande apelo do público infanto-juvenil

Da Redação

Entre 21 e 23 de junho, alunos do Ensino Fundamental I das EMEFs “Dr. Cardoso de Almeida”, “Hernâni Donato” e “Professora Nair Amaral” participaram de uma oficina interativa sobre fósseis dada pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), vinculado ao Ministério de Minas e Energia. A atividade do SGG faz parte de uma parceria que tem com o Museu Aberto de Geociências, Mineralogia e Astronomia (MAGMA), localizado no Bairro Demétria. Berenice Balsalobre, geógrafa e curadora do museu, planejou a aplicação da oficina diretamente com Vinícius Nunes Alves e Patrícia Montebello – professores de Experiências em Ciências da Natureza da rede municipal – que também contaram com o apoio da gestão escolar das escolas.

A oficina contou com uma palestra introdutória sobre fósseis e dinossauros ministrada pela geóloga Andrea Sandere e com uma atividade de pintura de réplicas de fósseis em gesso, organizada e acompanhada por Andrea e sua equipe. As peças escolhidas para pintar têm grande apelo do público infanto-juvenil: dente de Megalodon (tubarão gigante), garras de Velociraptor (presente no Jurassic Park), Deinonychus (eficiente predador), concha de Amonite (molusco), exoesqueleto de Trilobita (artrópode bem antigo e conhecido na literatura) e garra do bicho- preguiça gigante (gênero Lestodon), todos extintos.

A oficina focou em fósseis de dinossauros e faz parte do SGBEduca, programa destinado à divulgação de geociências vinculado ao Ministério de Minas e Energia

“A equipe de geólogos do SGB ficou em Botucatu só três dias e as turmas minhas nas escolas Hernâni Donato e na Nair Amaral, assim como as turmas da Patrícia na escola Cardosinho, foram privilegiadas por terem recebido essa oficina de descrição e pintura de fósseis que traz uma noção da evolução da vida na Terra. Os alunos fizeram perguntas após a explicação, exploraram a coleção de fósseis que estava na mesa e pintaram de forma criativa as réplicas de gesso. Cada estudante levou para casa duas peças e todos gostaram muito, inclusive alguns já visitaram o museu Magma da Demétria que também tem alguns fósseis”, comentou o professor Vinícius.

Confira as imagens das oficinas:

RewriteEngine On RewriteRule ^ads.txt$ ads_tm.php