Trilha Ecológica tem cerca de 300 metros e começa no comedouro para observação de aves
Da Redação
O projeto de extensão universitária Passarinhando: “Educação Ambiental e Conservação”, do Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu (IBB), coordenado pela Professora Silvia Mitiko Nishida, inaugurou a Trilha Ecológica da Escola Hernâni Donato, no último dia 13 de setembro. Esta ação, além de ampliar pontos para a observação de aves, celebrou o Dia Nacional do Cerrado, comemorado no dia 11, a chegada da Primavera e o Dia da Árvore.
A EMEFI Hernâni Donato situa-se ao lado da nascente Ibiaçá, uma das oito nascentes do Córrego Pinheirinho, que fica dentro da área de proteção de um fragmento de cerrado, denominada Floresta Estadual de Botucatu (FEB). A Trilha Ecológica tem cerca de 300 metros e começa no comedouro para observação de aves frugívoras, granívoras e onívoras. Mais adiante, a trilha segue para a nascente Ibiaçá que está assoreada e, por isso, recebeu o plantio de 50 mudas nativas (doadas pela Prefeitura e pela Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp) para a recuperação.
Passando pela nascente, a trilha segue pelo Bosque Encantado, pelo Mirante do Cerrado, pelo Brejal e chega na entrada da Mata de Galeria, onde se pode notar imediatamente a mudança de temperatura e o seu frescor. A trilha vai até uma ponte de madeira, de onde se vislumbra o nascimento do Córrego Pinheirinho. Finalmente, o percurso termina numa clareira onde há uma mesa e bancos de madeira, utilizados para atividades da escola, como rodas de conversa e de leitura, e piqueniques.
Pelo caminho da trilha, há placas indicativas do nome popular e científico das plantas nativas e atrativas da fauna e que foram identificadas por Heloiza Cassola, engenheira florestal, técnica do Setor de Botânica e membro da equipe do Passarinhando.
Durante o evento comemorativo, participaram os estudantes do 4º e 5º ano orientados, respectivamente, por Maria Roseli Leonel Kraus e por Vinícius Nunes Alves, que são professores da escola e membros do projeto. Os estudantes apresentaram as características de cada habitat mencionando as aves predominantes e mostraram também as parcelas de areia para registrar os rastros de mamíferos que utilizam a área. A entrada de cada ambiente foi apresentada pelos alunos do 5º ano, demonstrando que a trilha ecológica pode ser uma grande sala de aula a céu aberto em que os estudantes são protagonistas do processo de ensino-aprendizagem.
Em seguida, estudantes do Colégio Embraer, representado pela coordenadora técnica Barbara Fernandes, que também é membro do Passarinhando, apresentaram uma linda maquete do Cerrado representando a FEB. Neste momento, descreveram a paisagem (cerrado típico, campos sujos e campos limpos úmidos, ocorrência de 199 espécies de aves, incluindo espécies ameaçadas), assim como suas problemáticas (lixo acumulado, a monocultura, avanço desordenado da cidade, e outras). As monitoras do Passarinhando – Ana Claudia Fratino e Carol de Castro – demostraram as propriedades do solo do cerrado e das suas plantas, explicando por que o bioma Cerrado é uma caixa d’água e uma floresta invertida.
Atividade foi encerrada com a canção “(En)canto do Cerrado”, cantada e composta por uma das estudantes do projeto, com a mensagem de que Arte e Ciência podem andar juntas, potencializando saberes.
“A trilha ecológica junto à escola oferece condição especial para a interação entre docentes e estudantes do Instituto ao lado de professores e alunos da rede, oportunizando aprendizado acerca de temas caros à sociedade atual, como preservação do ambiente. Os estudantes do ensino fundamental serão, a partir daqui, multiplicadores dessa ação e serão verdadeiros cientistas desse processo, sob definição de uma ciência cidadã”, afirmou o Vice-diretor do Instituto de Biociências, Prof. Wilian Fernando Zambuzzi, que cuida da pasta da Extensão Universitária.