Botucatu receberá “abraço” contra privatização da Sabesp

Ato está marcado para às 10 horas desta quinta-feira, 12 de outubro

Da Redação

Um abraço simbólico à sede da Sabesp, em Botucatu, marcará posição contrária de setores da sociedade contra proposta de privatização da empresa. Ato está marcado para às 10 horas desta quinta-feira, 12 de outubro, com sua concentração em frente à área administrativa, na Avenida José Pedretti Neto.

Mobilização é organizada por setores da sociedade civil, sindicatos, partidos políticos e funcionários da empresa. Botucatu foi o primeiro município a assinar contrato de prestação de serviços de abastecimento de água e de saneamento básico no interior Paulista, ainda na década de 1970.

Sabesp atualmente é classificada como empresa de economia mista, ou seja, possui ações em Bolsa de Valores, com capital privado. No entanto, o controle (51%) ainda é do governo do Estado de São Paulo. Está presente em mais de 370 municípios paulistas.

Plano do governo Tarcísio de Freitas é vender a empresa à iniciativa privada. Os estudos já são feitos por empresas especializadas. Atualmente seu valor de mercado é estimado em 42,22 bilhões de reais.

Por dimensão, a empresa possui capacidade de 3,5 bilhões de litros de água em seus reservatórios, 10,1 milhões de ligações cadastradas de água, 2.631 reservatórios e 246 estações de tratamento.

Em Botucatu a Sabesp é responsável por 62.460 ligações de água em 661,9 quilômetros de extensão da rede de fornecimento. Possui, ainda, 43 reservatórios e duas estações de tratamento de água. São 59.069 ligações de coleta de esgoto em 480 quilômetros da rede e cinco estações de tratamento de dejetos.

A companhia ainda é responsável, em âmbito municipal, pela construção e operação da futura Represa da bacia do Rio Pardo, com investimentos de R$ 56 milhões.

Confira os números da empresa no Estado:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Confira os números da empresa em Botucatu:

RewriteEngine On RewriteRule ^ads.txt$ ads_tm.php