Polícia interdita fábrica clandestina de pães

Foram apreendidas 4 toneladas de farinha de rosca e pães produzidas irregularmente

Da Redação

Operação da Polícia Civil deflagrada nesta sexta-feira, 24 de novembro, resultou na interdição de uma fábrica irregular de pães e farinha e na prisão do proprietário.

O flagrante ocorreu em uma chácara na àrea rural de Porangaba após investigações e apuração em conjunto com a Vigilância Sanitária do município. Segundo apuração, a fábrica produzia sem alvará ou inspeção sanitária, além de manter funcionários sem registros.

No local foram encontrados maquinários, insumos em condições precárias de higiene e segurança. Os funcionários não apresentavam registro em carteira, sendo que havia menores de idade atuando na produção dos pães.

No cruzamento de informações, constatou-se que o proprietário era o mesmo que havia instalado outra fábrica no Bairro do Engenheiro Serra, em Itatinga. Quando do encerramento do estabelecimento, o responsável estava em outra localidade. Após o fechamento do estabelecimento, em setembro, a produção acabou transferida para Porangaba.

Foram apreendidas 4 toneladas de farinha de rosca e pães produzidas irregularmente.  Em depoimento o empresário disse que os pães e farinha produzidos eram fornecidos a panificadoras, restaurantes, supermercados e outros estabelecimentos em São Paulo e demais cidades do Estado.

O proprietário acabou enquadrado por transgressão ao previsto na Lei 8.137/90 pela prática de Crime contra as relações de consumo (Art. 7º) IX, por vender, ter em depósito para vender ou expor à venda ou, de qualquer forma, entregar matéria-prima ou mercadoria, em condições impróprias ao consumo.