Feira de Ciências reuniu os alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e toda a comunidade
Da Redação
A 3ª edição do projeto de extensão ‘Cientistas do Amanhã’, vinculado ao Instituto de Biociências (IBB) da Unesp – Câmpus de Botucatu realizou, em 22 de novembro, atividades na Escola Estadual Cardoso de Almeida (EECA). Alunos do primeiro ano do Ensino Médio, que fazem parte da iniciativa, organizaram uma Feira de Ciências para apresentarem os projetos desenvolvidos nas aulas ministradas pelos alunos do IBB e da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp – Câmpus Botucatu.
Por meio de aulas práticas, com atividades lúdicas e experimentos científicos, o projeto visa aproximar os jovens da Rede Básica de Educação da universidade, promovendo a divulgação científica e despertando o interesse dos alunos pela ciência. Isso ocorre na medida em que eles conhecem as possibilidades de atuação profissional dentro e fora da universidade.
A Feira de Ciências reuniu os alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e toda a comunidade educativa da EECA. Os alunos do primeiro ano do Ensino Médio que participaram do projeto apresentaram os trabalhos desenvolvidos durante as aulas com base nos temas aprendidos no projeto de extensão, como vulcões, sistema solar, misturas heterogêneas, combustão, fluidos não-newtonianos, extração de DNA de frutas, entre outros.
Durante a feira, representantes de outros projetos realizados pelos cursos de graduação do IBB e FCA da Unesp apresentaram suas atividades para os alunos da EECA. Oportunidade para aproximar os alunos da universidade de forma prática e interativa, despertando o interesse e a curiosidade por inovação e novas descobertas da ciência. Conectando teoria e experimentação, os projetos Bioembalagens, Liga Nacional dos Estudantes de Biotecnologia (Lina Biotec), Bando Siriema de Teatro Científico, NIMUÊ e o Laboratório de Patologia (LPIC) marcaram presença na feira de ciências.
“O desenvolvimento da feira de ciências como atividade para encerrar o ano do projeto Cientistas do Amanhã foi uma experiência realizadora. Os alunos escolheram os temas que gostariam de apresentar, desenvolveram os projetos com nosso auxílio e apresentaram para os colegas da escola, proporcionando autonomia, criatividade e conhecimento. Os alunos visitantes da feira certamente aprenderam sobre ciência e imagino que se sentiram inspirados para desenvolver seus próprios projetos científicos na próxima feira. A semente da ciência foi plantada!”, destacou Ariane Leite Rozza, do IBB, coordenadora do projeto de extensão ‘Cientistas do Amanhã’.
Este projeto é uma oportunidade para os jovens cientistas do ensino médio desenvolverem pesquisas, projetos e experimentos que explorem a ciência. A próxima feira de ciências será realizada no mês de junho de 2024 e será aberta à comunidade.