Estudantes da FCA visitaram a Escola Estadual Pedro Torres
Da Redação
A Biblioteca da Fazenda Lageado recebeu, dia 27 de novembro, a “Mostra de Ciência: a Biologia como ferramenta de ensino”. Aberta para toda a comunidade de Botucatu, a Mostra buscou apresentar de maneira lúdica e interativa as propostas desenvolvidas pelo projeto de extensão intitulado “A Biologia Celular como ferramenta de divulgação científica”.
O projeto foi executado pelos alunos do primeiro ano do curso de graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu, ao longo do segundo semestre de 2023, como parte da disciplina “Biologia Celular”.
Os estudantes da FCA visitaram a Escola Estadual Pedro Torres e juntamente com mais de 40 alunos do ensino médio elaboraram propostas inovadoras para transformar o conhecimento da sala de aula em conhecimento aplicado. Dentre as ideias surgidas no projeto estão: propostas de novas terapias e soluções para problemas detectados no cotidiano pelos próprios alunos.
Durante a Mostra, os universitários e os alunos do ensino médio se reuniram em estações, cada uma representando um grupo de trabalho, e apresentaram os resultados de suas pesquisas aos visitantes. Vídeos sobre os trabalhos também foram exibidos durante a Mostra.
Os projetos foram avaliados por uma comissão composta pelas professoras Sarita Candida Rabelo (FCA) e Sonia Marta Moriguchi (Faculdade de Medicina da Unesp) e por Leonardo Nazario de Moraes, assistente de suporte acadêmico 4 do Departamento de Bioprocessos e Biotecnologia da FCA. Os premiados foram:
1- Projeto: “Clorotela” – Ana Luisa Simionato, Ana Julia Fabretti, Anna Laura van der Haijden, Gabriela Storel e os alunos do Ensino Médio Leslye, Isabela e Gabriel Francisco.
2- Projeto: “Biopesticida a base de cumarina” – Davi Pacífico, Diego Borba, Laura Marinho, Laura Silveira, Lívia Maria e Rafael Mezzena
3- Projeto: “Terapia inovadora utilizando VEGF” – Diego Nunes, Iago Peçanha, Felipe Tebet Santos, Pedro Raymond Cruz, Gustavo Silva e Rodrigo Martins