Objetivo do projeto foi fomentar conhecimentos científico
Da Redação
Entre os dias 19 e 23 de fevereiro, foi realizado o projeto de extensão Escola de Verão com o tema “Projeto Solução Sustentável: solos, água e sustentabilidade na Agronomia”, também chamado pelos integrantes do projeto de “Escola de Verão: FCA de portas abertas”.
O projeto foi elaborado por alunos do Programa de Pós-graduação em Agronomia – Agricultura da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, câmpus de Botucatu, e integrantes do Grupo de Pesquisa Silício no Sistema Solo-planta (SiSPlant) e foi selecionado pelo edital PROPG/PROEC 56/2023 de Apoio às ações de Extensão Universitária na Pós-graduação. A coordenação ficou a cargo dos professores Dirceu Maximino Fernandes, Leonardo Theodoro Büll e Maria Márcia Pereira Sartori.
Participaram do projeto os estagiários do SiSPlant, professores, alunos de pós-graduação e outros voluntários que foram essências para seu desenvolvimento e sucesso. De segunda a quinta-feira (19 a 22 de fevereiro) a equipe do projeto foi a até a escola para a realização de palestras sobre temas como “Produção agrícola de alimentos: caminhos e desafios até a sua mesa”, “Solos na escola”, “Manejo racional do solo e a busca pela sustentabilidade”, “A vida secreta do solo e o seu papel na vida do planeta” e “Internacionalização na pós-graduação”.
Ao longo da semana, 34 alunos do ensino médio da Escola Estadual Dr. Armando de Salles Oliveira participaram de diversas palestras e dinâmicas dentro da temática solos, água e sustentabilidade na Agronomia e tiveram a possibilidade de conhecer as oportunidades de estudo oferecidas pela FCA/ UNESP.
O objetivo do projeto foi fomentar conhecimentos científicos e atrair os alunos da escola pública para a universidade por meio de palestras, atividades dinâmicas e visitas técnicas. A iniciativa também buscou despertar entre os alunos do ensino médio a compreensão sobre a relevância da Agronomia no contexto social e ambiental, promovendo o contato com o meio ambiente e incentivando a conscientização sobre sustentabilidade.