Ponte da Fazenda Lageado é oficialmente reinaugurada

Foram investidos R$ 954 mil na recuperação da ponte sob o Ribeirão Lavapés

Da Redação

Na manhã de sexta-feira, 1º de março, foi oficialmente reinaugurada a ponte da Fazenda Lageado que dá acesso à sua área histórica. A ponte foi interditada com danos consideráveis em sua cabeceira ainda no ano de 2020, quando uma chuva sem precedentes atingiu Botucatu em 10 de fevereiro. Outras 40 pontes foram destruídas ou danificadas em toda a extensão territorial da cidade. Após sua reconstrução, ela já havia sido liberada para o tráfego de veículos em fevereiro de 2023.

Por meio de um convênio entre o Grupo Administrativo do Câmpus da Unesp (GAC) e a Prefeitura de Botucatu, com o apoio da Câmara Municipal de Botucatu, foram investidos R$ 954.419,85 na recuperação da ponte sob a qual passa o Ribeirão Lavapés.

O acesso à Fazenda Lageado se dá diariamente pela portaria principal, na Avenida Cidade Universitária, das 6h às 20h.

“Este é um momento importante para a Unesp e também para Botucatu. Pontes são construídas para transpor obstáculos e que assim seja possível seguir em frente. Isso tem muito simbolismo na parceria com a Prefeitura de Botucatu e o que representam os espaços públicos para a população. Obras como essa só se faz com muito diálogo, transparência, confiança e credibilidade. E é isso que significa esta ponte”, afirmou o professor Luiz Fernando Rolim de Almeida, presidente do GAC.

O pró-reitor de Planejamento Estratégico e Gestão (Propeg) da Unesp, professor Estevão Tomomitsu Kimpara, participou da solenidade. Ele também comentou sobre a relevância que tem o significado de uma “ponte” para a Universidade, que está sempre em busca de se conectar com a comunidade.  “Que outras pontes possam surgir, mas não para recuperar algo que foi destruído, mas sim para outras finalidades igualmente importantes e nobres”, colocou.

O prefeito de Botucatu, Mário Pardini, presente na cerimônia, enalteceu a importância da parceria com a Unesp para a execução das obras, que resultou em uma estrutura de engenharia mais robusta para aquele acesso da Fazenda Lageado. “Graças a Deus Botucatu tem a possibilidade de servir de pessoas tão competentes”, citou.

O reitor da Unesp, professor Pasqual Barretti, também acompanhou a reinauguração da ponte da Fazenda Lageado. “Foi um trabalho muito árduo e sério que construiu essa parceria, essa verdadeira ponte entre as quatro unidades da Unesp em Botucatu. A Administração Geral juntou as unidades em grandes projetos e essa ponte é um deles”, observou.

RewriteEngine On RewriteRule ^ads.txt$ ads_tm.php