Centro em Saúde do Trabalhador de Botucatu realizou mais de 1800 atendimentos em 2023

Cerest é um serviço SUS sob gestão da Prefeitura de Botucatu

Da Redação

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest)- regional Botucatu completou 20 anos em 19 de abril, contabilizando mais de 150 atendimentos mensais em vista à melhoria das condições de vida do trabalhador, independente do ramo de atuação.

Somente em 2023, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador realizou 1.820 atendimentos (média de 151/mês), 450 atividades de Educação em Saúde do Trabalhador- mais de 2,4 mil capacitadas-, 843 procedimentos de Vigilância da Situação de Saúde dos Trabalhadores e 105 procedimentos de Inspeção Sanitária em Saúde do Trabalhador.

Além de melhorar as condições nos ambientes de trabalho, o Cerest, em articulação com toda a rede, também oferece assistência, por meio de equipe multidisciplinar, a todos os trabalhadores urbanos e rurais, do setor público e privado, com carteira assinada ou não. Independente do tipo de vínculo empregatício, que tenham sofrido acidentes de trabalho ou apresentam alguma doença relacionada ao trabalho.

Também em 2023 o Cerest Botucatu atingiu a qualificação máxima no “Qualifica Cerest”, avaliação nacional realizada pelo Ministério da Saúde. Demonstrando, assim, todo empenho da equipe e excelência dos processos e ações realizadas pela regional.

“O Cerest tem colaborado com o aumento das notificações de acidentes de trabalho e ajudado a garantir direitos dos trabalhadores durante todos estes anos. Continuaremos realizando diversas atividades educativas, para melhoria dos dados epidemiológicos. Instruindo, orientando e fomentando a necessidade dos serviços de saúde notificarem os acidentes e as doenças relacionadas ao trabalho”, completa Humberto Petry, fisioterapeuta do Cerest.

Sobre o Cerest Botucatu

O Cerest é um serviço SUS, que integra a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST), sob gestão da Prefeitura de Botucatu, por meio da OSS de Pirangi.

Desenvolve ações de promoção, assistência e vigilância à saúde dos trabalhadores de Botucatu e mais 12 municípios: Anhembi, Areiópolis, Bofete, Conchas, Itatinga, Laranjal Paulista, Pardinho, Pereiras, Porangaba, Pratânia, São Manuel e Torre de Pedra.

O Cerest não é um serviço de emergência. Mas, sim, um serviço de saúde secundário. Ou seja, o paciente é atendido após ser encaminhado pela unidade de saúde. A equipe é formada por médicos (2); enfermeira, técnicos de enfermagem (2), fisioterapeuta, psicóloga, assistente social, técnica de segurança do trabalho, engenheiro, auxiliares administrativos (2), e auxiliar de serviços gerais.

Cerest Botucatu
Horário de funcionamento
Segunda à Sexta – 7h30 às 17 horas
End.: R. João Passos, 2085 – Centro
Tel.: (14) 3811-1415 / 99721-5043
E-mail: cerest@botucatu.sp.gov.br

RewriteEngine On RewriteRule ^ads.txt$ ads_tm.php