Unesp Botucatu cria laboratório de análise sensorial

Laboratório visa proporcionar ambiente com estrutura completa

Da Redação

O Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) – Câmpus de Botucatu inaugurou no dia 11 de junho, o Laboratório de Análise Sensorial (LAS), localizado na Central de Aulas IBB. O laboratório é um projeto realizado por meio de edital do Prograd – Programa de Excelência da Graduação: infraestrutura para o ensino e o início oficial das suas atividades fez parte da programação do Jubileu de Prata em comemoração aos 25 anos do curso de Nutrição do IBB.

O Laboratório de Análise Sensorial (LAS) do IBB foi criado com o objetivo de proporcionar aos estudantes, docentes e pesquisadores um ambiente com estrutura completa para a realização de análises sensoriais químicas, explorando as sensações dos sentidos humanos para o desenvolvimento e estudo de produtos alimentícios, como teste de aceitabilidade sensorial.

O laboratório atenderá atividades didáticas e de extensão desenvolvidas durante as aulas de graduação, estudos da pós-graduação e demais atividades extensionistas da universidade. O LAS foi projetado ao lado do Laboratório de Nutrição e Dietética (LND) para proporcionar flexibilidade e praticidade na utilização de equipamentos e utensílios que auxiliarão as atividades no LAS, como o preparo das amostras e um espaço para discussões em grupo.

Inauguração do LAS 

A cerimônia de inauguração contou com a presença do professor Luiz Fernando Rolim, diretor do IBB; professor Willian Fernando Zambuzzi, vice-diretor do IBB; professora Flávia Queiroga Aranha, coordenadora do curso de Nutrição do IBB; professora Pricila Veiga dos Santos, docente da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp – Câmpus de Botucatu e líder do grupo de pesquisa Geteca – Grupo de Ensino e Tecnologia de Alimentos; professor Vitor Augusto dos Santos Garcia, docente do Departamento de Horticultura da FCA, responsável pela atividade realizada na inauguração, e demais autoridades envolvidas no projeto, que prestigiaram a nova conquista do IBB.

Durante a cerimônia de inauguração do novo laboratório do IBB, o professor Vitor Augusto dos Santos Garcia, docente do Departamento de Horticultura da FCA, ministrou uma atividade sensorial para todos os presentes. O docente é líder do grupo de pesquisa “Inovações Tecnológicas no Desenvolvimento de Produtos de Origem Vegetal”.

Utilizando as novas instalações do Laboratório de Análise Sensorial, o professor Vitor preparou uma degustação de hambúrguer vegano de grão-de-bico com peixinho da horta. O produto utilizado na degustação faz parte do projeto intitulado “Produção e caracterização de Hambúrguer de grão de bico com adição de peixinho da horta”, que tem como objetivo incorporar diferentes concentrações de peixinho da horta no hambúrguer para o desenvolvimento de um produto com maior teor de proteínas e fibras.

A atividade de análise sensorial ministrada pelo professor teve como objetivo avaliar a aceitação do produto em relação a atributos importantes, como: cor, sabor, textura, odor e aparência global, e contou com o auxílio das alunas do curso de Nutrição do IBB Mariana Trovão da Silva, Alice do Amaral Petri, Renata Viana Labourdette Costa e Isabella Freire Machado.

“O Laboratório de Análise Sensorial no IBB é de grande importância para a formação prática dos estudantes, principalmente do curso de Nutrição, pois é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de novos produtos. O laboratório também possibilita a aplicação de diferentes testes sensoriais para a condução de pesquisas, promovendo a interação multidisciplinar entre os estudantes”, afirma o docente.

RewriteEngine On RewriteRule ^ads.txt$ ads_tm.php