Espetáculos ocorrem no Teatro Municipal e na Pinacoteca de Botucatu
Da Redação
A Secretaria de Cultura de Botucatu promove, de 1º a 31 de julho, a edição 2024 do Festival de Inverno. O já tradicional evento cultural de meio de ano trará atrações musicais, teatrais, de dança, entre outras atrações.
Com entrada gratuita, os espetáculos ocorrem no Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci e na Pinacoteca de Botucatu.
Confira a programação do Festival de Inverno 2024:
• 01 de julho – segunda-feira – Teatro Municipal – 20h – Orquestra Sinfônica Municipal de Botucatu
A Orquestra Sinfônica, sob a regência do maestro Fernando Ortiz de Villate, promete encantar a todos com um repertório que combina clássicos atemporais e composições contemporâneas.
• 02 de julho – terça-feira – Pinacoteca – 19h – Pratas da Casa – Show: Teinha
Teinha apresentará músicas populares das divas da MPB, de Carmem Miranda a Marisa Monte. Uma amostra dos estilos que destacam a riqueza e diversidade da música brasileira.
• 02 de julho – terça-feira – Pinacoteca – 20h – Pratas da Casa – Show: Trio Corta Jaca
Formado por Mônica Maffei (flauta transversal), Nathanael Martins (violão 7 cordas) e Fernando Parré (pandeiro), o grupo Corta Jaca traz uma imersão musical em Chorinho, com clássicos de Pixinguinha, Altamiro Carrilho, Chiquinha Gonzaga, Jacob do Bandolim, Ernesto Nazareth, entre outros.
• 03 de julho – quarta-feira – Pinacoteca – 19h – Pratas da Casa – Show: Sara Fernandes Jazz Session
Trazendo o melhor do jazz contemporâneo e clássico, com interpretações femininas, Sara interpretará artistas clássicas como Nina Simone, Etta James, Rosemary Clooney, e contemporâneas como Norah Jones e Amy Winehouse, além de versões de clássicos do blues, soul e R&B em estilo jazz.
• 04 de julho – quinta-feira – Teatro Municipal – 16h – Espetáculo teatral: A travessia de Maria e seu irmão João
O espetáculo “A Travessia de Maria e seu irmão João” da Cia Arthur-Arnaldo, premiado pela 23ª edição do Cultura Inglesa Festival, é uma adaptação do clássico conto “João e Maria”, destacando o protagonismo de Maria. Com bonecos e elementos cenográficos que remetem à fome e guerra, a montagem celebra a coragem e parceria familiar.
• 05 de julho – sexta-feira – Teatro Municipal – 20h – Espetáculo teatral infanto juvenil: Ártico
O Espetáculo “ÁRTICO” do grupo Giralua Teatro aborda a urgência das mudanças climáticas e o derretimento do permafrost. Combinando teatro de animação e atores, a peça é uma aventura emocionante que envolve cientistas, ursos polares e moradores inuit em uma missão vital para salvar o planeta.
• 06 de julho – sábado – Teatro Municipal – 20h – Espetáculo teatral: Abjeto Sujeito (Clarice Lispector por Denise Stoklos)
Em cena, Denise performa diversos textos de Lispector, como os contos A quinta história e O ovo e a galinha; os romances Água viva e A paixão segundo G.H. e a crônica Vergonha de viver, e canções interpretadas por Elis Regina.
• 07 de julho – domingo – Teatro Municipal – 20h – Espetáculo de dança: “Mais que 5 valsas para 10” e “Carmen”
A Cia. Estável de Dança de Bauru traz duas apresentações para nosso Festival de Inverno: “Carmen”, uma releitura contemporânea da ópera “Carmen” de Georges Bizet, com novos fragmentos e coreografias e “Mais que 5 valsas para 10”, uma coreografia que celebra a potência e a expressão dos movimentos, comemorando os 10 anos da Companhia Estável de Dança de Bauru.
• 08 de julho – segunda-feira – Teatro Municipal – 20h – Orquestra Jovem Municipal de Botucatu e Orquestra Filarmônica do Instituto de Biociências de Botucatu (OJMB e OFIBB)
Apresentação conjunta das Orquestras com um repertório clássico e inovador.
• 09 de julho – terça-feira – Pinacoteca – 19h – Pratas da Casa – Show: Dhiego Falcão
Ao lado de Ismael Gomes no piano, Dhiego traz uma apresentação que celebra os clássicos da MPB e Bossa Nova que marcaram época e continuam a encantar gerações.
• 10 de julho – quarta-feira – Teatro Municipal – 20h – Show: Banda Ramo’s Groove
Formada por irmãos, sobrinhos, primos e amigos da família Ramos, a banda apresenta um repertório variado com músicas brasileiras e internacionais, nos estilos Soul Music,Samba, Samba Rock, Samba Enredo e Blues.
• 11 – Teatro Municipal – 20h – Espetáculo teatral: Varado de Chuva – A fome entre nós – Notívagos Burlescos
Este solo de teatro gestual (sem falas, no qual a comunicação verbal ocorre por fonemas, sons e ações materializadas no corpo do ator) narra a história de Firmino, um homem que vive sozinho com sua galinha em seu sítio, enfrentando a fome, a seca e as mazelas provocadas por uma longa estiagem. Além dos desafios da natureza, Firmino lida com os constantes contatos, nem sempre amigáveis, de um grande latifundiário.
• 12 de julho – sexta-feira – Teatro Municipal – 20h – Pratas da casa: Banda para Sempre
Uma banda jovem, fundada em 2019, por ex-alunos do colégio La Salle, que tocavam nessa Banda marcial na época em que estudavam.
• 13 de julho – sábado – Pinacoteca – 16h – Show de Mágica com Bianconi
O mágico Bianconi traz um show para encantar crianças e adultos.
• 13 de julho – sábado – Teatro Municipal – 20h – Show: Da outra margem – Borandá: André Siqueira e Toninho Ferragutti
O renomado violonista André Siqueira apresenta “Da Outra Margem”, um espetáculo imperdível baseado no disco homônimo, onde André Siqueira transpõe para o violão a riqueza musical do acordeom de Ferragutti. A apresentação combina solos e duos de violão e acordeom, explorando diversas sonoridades e improvisações.
• 14 de julho – domingo – Teatro Municipal – 20h – Show: Valsas, choros e outros lirismos brasileiros – Borandá
Neste show Heloísa Fernandes (piano) e Toninho Carrasqueira (flauta) apresentam composições próprias e interpretações inéditas de mestres como Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha, Moacir Santos, Dominguinhos, Egberto Gismonti, e muitos outros. Além da música, o público será cativado por histórias e curiosidades sobre os compositores.
• 15 de julho – segunda-feira – Pinacoteca – 19h – Pratas da Casa – Show: Adriano Reis
Neste espetáculo, Adriano Reis desafia os limites da guitarra ao tocá-la como se fosse um piano, realizando solos, base e baixo simultaneamente – uma técnica rara e dominada por poucos guitarristas no mundo. O show inclui performances com duas guitarras simultâneas e a utilização da guitarra havaiana, proporcionando uma fusão de estilos que abrange jazz, bossa nova e blues.
• 16 de julho – terça-feira – Pinacoteca – 19h – Pratas da Casa – Show: Jonas Magoo
Com um repertório repleto de hits que marcaram época, Jonas Magoo traz uma apresentação vibrante e nostálgica, garantindo uma noite inesquecível para todos os fãs de rock.
• 16 de julho – terça-feira – Pinacoteca – 20h – Pratas da Casa – Show: Rodrigo Pinheiro Trio
O grupo de Rock/Fusion instrumental formado por Moisés Shalon, Rodrigo Pinheiro e Hélio Ferreira se destaca por seu repertório variado e performances enérgicas, combinando músicas autorais, clássicos do rock instrumental e releituras dos maiores sucessos do rock, sempre com uma pitada de liberdade jazzística que torna suas improvisações únicas e emocionantes.
• 17 de julho – quarta-feira – Teatro Municipal – 20h – Espetáculo circense: Enxame
Utilizando alegoricamente o modo de vida das abelhas e a figura do apicultor, este espetáculo aborda, com humor e criatividade, temas sensíveis ao homem contemporâneo, como a questão da individualidade versus coletividade e do desenvolvimento sustentável. Esses temas são explorados por meio de números e cenas que mesclam técnicas circenses tradicionais a elementos do teatro, dança e projeção de vídeo.
• 18 de julho – quinta-feira – Teatro Municipal – 20h – Orquestra Filarmônica do Instituto de Biociências de Botucatu e Orquestra Viola e Violão do Instituto de Biociências (OFIBB e OVVIB)
Apresentação conjunta das Orquestras, com um repertório especial para o Festival.
• 19 de julho – sexta-feira – Teatro Municipal – 20h – Espetáculo de dança: Vidas Secas – Faces Ocultas Cia de Dança
• 20 de julho – sábado – Pinacoteca – 16h – Contação de história: A Pequena Sereia: Uma Aventura Submarina – Razões pra Sonhar
Um espetáculo encantador cujo objetivo é proporcionar uma experiência inesquecível para crianças. Inspirada na clássica história de Hans Christian Andersen, a performance busca estimular a imaginação e transmitir importantes lições de vida.
• 20 de julho – sábado – Teatro Municipal – 20h – Banda Sinfônica Municipal – Rock Sinfônico
Sob a regência do Maestro Franklin, a Banda Sinfônica apresenta arranjos de clássicos do rock.
• 21 de julho – domingo – Teatro Municipal – 20h – Espetáculo de dança: Carta para não mandar – Confraria da Dança
O espetáculo parte das memórias de Diane Ichimaru com sua avó, que nos seus últimos anos de vida enfrentou a demência e o Parkinson. A montagem explora a fragilidade humana e a sensação de descontrole, temas que permanecem relevantes e emocionantes mesmo após duas décadas de sua criação.
• 22 de julho – segunda-feira – Pinacoteca – 19h – Pratas da Casa – Show: Standards – Duo Lucas Fabris e Rodrigo Pinheiro
O Duo traz ao palco uma interpretação dos maiores clássicos do jazz e da MPB, levando o público de volta aos anos de ouro do jazz e da bossa nova, ao mesmo tempo que apresenta essas obras-primas a uma nova geração de ouvintes.
• 23 de julho – terça-feira – Pinacoteca – 19h – Show: Pelos Caminhos – Arnaldo Silva
O show apresenta jornada musical desse artista botucatuense, cuja carreira é marcada por uma inquietude musical que o leva a explorar diversos gêneros e estilos, especialmente aqueles enraizados na cultura brasileira, como samba, samba rock, forró e música caipira.
• 24 de julho – quarta-feira – Pinacoteca – 19h – Pratas da Casa – Show: Juja e Julia
Duo de piano e voz trazendo o melhor da Bossa Nova com interpretações de obras de renomados artistas como Tom Jobim, Chico Buarque, Marisa Monte.
• 24 de julho – quarta-feira – Pinacoteca – 20h – Pratas da Casa – Show: MPB em 3 tons
Juntos, Rebecca Brisola, Ana Flavia Guerra e Rubinho Valadares formam um trio que celebra os grandes sucessos da MPB em suas diversas vertentes, proporcionando ao público uma experiência musical rica e envolvente, enraizada na tradição e na paixão pela música brasileira.
• 25 de julho – quinta-feira – Teatro Municipal – 20h – Show: BraGILidade – Tributo a Gilberto Gil
Show do baterista e percussionista Leo Susi se dedica à releitura das canções de Gil em versão instrumental.
• 26 de julho – sexta-feira – Teatro Municipal – 20h – Show: Viola, rosa e sertão – Borandá
Paulo Freire, conhecido violeiro, compositor e ator, nos traz esse show inspirado pela vivência em Urucuia, no extremo noroeste de Minas Gerais, região imortalizada por João Guimarães Rosa em Grande Sertão: Veredas , apresentando um repertório que reflete a rica tradição musical do interior do Brasil.
• 27 de julho – sábado – Teatro Municipal – 20h – Seu Varte no Teatro – Show: Rogério Baraquet
O músico botucatuense traz nesse show seus 40 anos de carreira.
• 28 de julho – domingo – Teatro Municipal – 20h – Show: Mulheres na Música
A cantora Marília Vargas e a harpista Liuba Klevtsova se juntaram à musicóloga Camila Fresca para um concerto de câmara em que apresentarão obras de compositoras emblemáticas, porém pouco difundidas, de todos os períodos da história da música. O repertório abrange criações de Hildegard von Bingen, do século XII, até as de nossos dias, inclusive com autoras brasileiras.
• 29 de julho – segunda-feira – Pinacoteca – 19h – Pratas da Casa – Show: Bossa em 2
Felipe Miranda e Rebecca Brisola traz um repertório de clássicos da bossa nova e MPB, de Tom Jobim a Chico Buarque, de Carlos Lyra a Ivan Lins.
• 30 de julho – terça-feira – Pinacoteca – 19h – Show: Samuel Ramos Trio (Samuel Ramos, Jonatas Paes e Moisés Shalom)
O trio tem como objetivo levar os arranjos jazzisticos de canções populares que vão desde Evidencias à Wonderwall.
• 31 de julho – quarta-feira – Teatro Municipal – 20h – Show: De sol a Sol – Borandá
O renomado acordeonista Toninho Ferragutti e seu Quinteto de Cordas se apresentarão juntos nesse um projeto musical que celebra as composições originais de Ferragutti, especialmente concebidas para uma formação musical pouco explorada, que combina acordeão com violinos, viola, violoncelo e contrabaixo.
Serviço:
Festival de Inverno
Datas: de 1º a 31 de julho
Locais:
Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci
– Praça Coronel Rafael de Moura Campos, 27 – Centro
Pinacoteca Fórum das Artes
– Rua General Telles, 1040 – Centro