Taxa para se candidatar é de R$ 60; provas serão aplicadas em 25 de agosto
Da Redação
Encerra-se na próxima segunda-feira (1º) o prazo para inscrições no processo seletivo das turmas 2025 dos Colégios Embraer, promovido pelo Instituto Embraer de Educação e Pesquisa. No total, são 240 vagas para o Ensino Médio, disponíveis para estudantes nascidos após 31 de março de 2008 e que estejam frequentando, em 2024, o 9º ano do Ensino Fundamental.
Os interessados devem se inscrever no site www.vunesp.com.br/EMBR2401 , onde constam os detalhes do edital, que é organizado pela Fundação Vunesp. A taxa para se candidatar é de R$ 60.
“Já formamos mais de 5 mil estudantes nos Colégios Embraer, com alto índice de aprovação nas melhores universidades – hoje mais de 80% deles ingressam no ensino superior público e privado com bolsas integrais. Durante o tempo que eles passam conosco, eles não são preparados apenas para ter sucesso no vestibular. Também queremos que eles se desenvolvam como pessoas conscientes de seu papel cidadão, que possam promover mudanças positivas na sociedade”, diz o diretor do Instituto Embraer, André Tachard.
As provas serão aplicadas em 25 de agosto de 2024, com redação e questões de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas e Ciências Naturais. Os aprovados terão aulas em período integral, com acesso a alimentação, uniforme e transporte – fornecidos a eles ao longo de todo o Ensino Médio.
Mais de 190 vagas sociais são oferecidas
Em São José dos Campos, o Colégio Embraer Juarez Wanderley tem 128 vagas sociais destinadas a alunos de baixa renda e vindos da rede pública de ensino (municipal, estadual ou federal). Para estas bolsas gratuitas é preciso que o candidato resida nas cidades de Caçapava, Jacareí, São José dos Campos ou Taubaté. Outras 32 vagas são para estudantes pagantes.
Para o Colégio Casimiro Montenegro Filho, em Botucatu, são 64 vagas sociais voltadas para residentes de Botucatu, São Manuel, Areiópolis, Pardinho, Itatinga, Anhembi, Bofete ou Pratânia. As 16 restantes são para alunos pagantes.
Em ambas as unidades, a Fundação Banco do Brasil atua como parceira na integração de tecnologias sociais ao ambiente pedagógico, para que os alunos apoiados pelo Instituto Embraer possam ser, mais do que profissionais de excelência, agentes de transformação social.
Sobre o Instituto Embraer
Criado em 2001, o Instituto Embraer nasceu com o objetivo de investir o capital social privado da Embraer em programas voltados principalmente à educação. Além de manter os dois colégios de ensino médio em período integral nas cidades de São José dos Campos e Botucatu, interior de São Paulo, o Instituto investe recursos financeiros e humanos em projetos que impactam positivamente a sociedade.