Pinacoteca de Botucatu recebe exposição “Onde a Lua Faz Clarão”, de Orlando Facioli

Mostra traz uma análise crítica sobre os desafios do progresso

Da Redação

O artista visual botucatuense Orlando Facioli iniciou sua mais recente exposição individual intitulada “Onde a Lua Faz Clarão”,  na Pinacoteca Fórum das Artes de Botucatu, que fica em visitação até 30 de outubro. Curadoria fica a cargo de Nancy Betts e Cristina Suzuki. 

Inspirada na célebre música caipira “Tristeza do Jeca” e na profunda conexão com a natureza, a mostra reflete não apenas a essência da cidade natal do artista, mas também uma análise crítica sobre os desafios do progresso e o alerta à preservação ambiental. 

Com uma abordagem artística diversificada, Facioli utiliza diversas técnicas, como desenho, pintura acrílica e digital, motion image, impressão em tecido, papel, recortes e objetos escultóricos em sobreposições ópticas. Suas obras retratam um universo intertextual complexo, que convida o espectador a refletir sobre o impacto das ações humanas no meio ambiente. 

Além das obras de sua trajetória recente, a exposição apresenta duas criações exclusivas para Botucatu: “Sulco Etéreo”, feito com técnica especial de recortes em papel, e a vídeo-instalação “Jamais Fomos Modernos”, título inspirado da obra do antropólogo francês Bruno Latour (1947-2022). Destaca-se também a nova montagem da instalação imersiva “Blecaute”, ocupando o espaço principal da Pinacoteca. No segundo semestre, ela realiza a mostra “Realidade Artificial”, no Museu de Arte de Blumenau, em Santa Catarina. 

Sobre o artista 

Orlando Facioli nasceu em 1969, em Botucatu. Vive e trabalha em São Paulo. Fez parte do Programa de acompanhamento de artistas com curadoria de Renato De Cara, na Galeria Gare – São Paulo/SP (2023); Programa de acompanhamento de Artistas 6 x 6 – São Paulo /SP – Flavia Gimenez, Mariana Leme e Cristiana Tejo (2023); Programa de acompanhamento de Artistas Casa Tato 8 – São Paulo/SP (2023) e pela Central Saint Martins College of Art & Design – Design without Walls – Londres/UK (1997). 

O artista visual pesquisa o impacto das atividades humanas no ambiente no âmbito das sucessivas revoluções industriais que modificaram a paisagem substancialmente com mudanças climáticas, extinção de espécies e esgotamento de recursos naturais. Sua pesquisa visual se apoia em referências históricas: elementos naturais de pinturas dos séculos XVII e XVIII, registros realizados de naturalistas na época da colonização e o movimento inglês Arts & Crafts. 

A partir do resgate destas imagens formata composições em que as desconstrói, apaga e rearranja, reconstruindo mundos em sugestivas ambientações, em uma metáfora ao cenário ambiental contemporâneo. Em seu processo utiliza pintura e colagem digitais e analógicas em diferentes suportes como papel, tecido e vídeo.

Realizou uma mostra solo, sendo ela “Blecaute – Vozes do Antropoceno”, na Galeria Tato – SP (2024). Participou de diversas coletivas, sendo elas Salão de Artes dos Pinhais, em 2024; 7 artistas a procura dos Vestígios, curadoria de Renato de Cara, na Galeria Gare – São Paulo/SP, em 2023; Salão de Artes Plásticas de Praia Grande/SP, em 2023; Salão Nacional de Arte de Jataí/GO, em 2023; Constelações Sensoriais e Cartografias Visuais (curadoria de Andrés Hernández), na Unibes Cultural, em São Paulo/SP, em 2023 e “Uma Certa Enciclopédia” (curadoria de Nancy Betts, Ícaro Ferraz Vidal Junior e Katia Salvany), na Casa Tato – São Paulo/SP, em 2023. Ganhou prêmios como Destaque – Arte Transforma, na Fundação Stickel – SP (2024) e Menção Honrosa no Salão de Artes Plásticas de Praia Grande/SP (2023). 

SERVIÇO RÁPIDO 

Exposição “Onde a lua faz clarão”, Individual de Orlando Facioli 

Curadoria: Nancy Betts e Cristina Suzuki 

Visitação: 30 de junho a 13 de outubro de 2024 

quarta, quinta e sexta, das 8h30 às 16h45 

Sábado, domingo e feriados, das 11h às 17h 

Local: Pinacoteca Fórum das Artes de Botucatu 

Rua General Teles, 1040 – Centro 

Botucatu – SP, 18600-030 

Tel: (14) 3811-1470 

 redes sociais 

Orlando Facioli @orlandofacioli_art 

Nancy Betts @nancy.betts 

Cristina Suzuki @cristinasuzuki  

RewriteEngine On RewriteRule ^ads.txt$ ads_tm.php