Evento visa resgatar a memória do sistema ferroviário paulista
Da Redação
Botucatu integrará neste final de semana, entre 2 e 4 de agosto, a 5ª edição da Jornada do Patrimônio do Estado de São Paulo. O tema deste ano é “Ferrovias” e visa resgatar a memória do sistema ferroviário paulista, privatizado na década de 1990 após a extinção da Fepasa (Ferrovias Paulistas Sociedade Anônima).
A jornada é iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do governo de São Paulo e contempla mais de 40 municípios. A programação artística ocorrerá em espaços históricos, com o foco na importância das ferrovias. A antiga malha ferroviária representa não apenas um meio de transporte, mas um motor de desenvolvimento econômico, social e cultural.
Em Botucatu a programação ocorre na Estação Ferroviária, com a palestra Instrumentos de gestão de patrimônio histórico, artísticos e culturais nesta sexta-feira, 2, a partir das 19h30. Já no sábado (3), haverá a exposição de acervos do patrimônio ferroviário, além de ações culturais.
Confira a programação:
Estação de Botucatu – Rua Benjamin Constant, 161 – Vila Jahu Botucatu – SP, 18611-030. Dia 3, 15h.
Ação município: 02/08 – Sexta-feira
Palestra – Tema: Instrumentos de gestão de patrimônio histórico, artísticos e culturais
Palestrante: Maressa Correa Pereira Mendes – Arquiteta e Urbanista – Mestre em Arquitetura e Urbanismo
Local: Casa da Juventude Vinicio Aloise (Armazém)
Horário: 19h às 20h30
Endereço: R. Benjamin Constant, 161 – Vila Jahu
03/08 – Sábado
10h às 18h – Aberto para Visitação do local e a Exposição: Por Dentro da História da Ferrovia – (Livros da Biblioteca Municipal Dr. Emilio Peduti)
14h às 15h – Apresentação – Trilhos de Poesia (Leitura de Poemas)
História da Estação Ferroviária de Botucatu – Engenheiro Nelson Dib Saad