Fazenda Lageado recebe palestra sobre Geopolítica Verde e a produção tropical

Palestra aborda atual cenário da agenda climática

Da Redação

Nesta quarta-feira (28), das 17 às 19h30, no Auditório Professor Paulo Rodolfo Leopoldo, na Fazenda Lageado, acontece a conferência “A Geopolítica Verde: Desafios para a Produção Tropical”, com o economista Daniel Vargas.

O evento retoma o ciclo de conferências Órion – Abordagem sistêmica para grandes temas nacionais, promovido pela Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf), sob a coordenação do professor Iraê Amaral Guerrini.

Palestra desta quarta-feira é aberta a todos os interessados. Os organizadores solicitam como entrada, a doação de um quilo de alimento não perecível.

Na conferência, Vargas parte do atual cenário em que os avanços da agenda climática têm gerado tensões cada vez mais sensíveis nas relações econômicas e comerciais entre os países. Na base destas tensões, está a definição de critérios científicos e regulatórios que atestam a sustentabilidade da produção. Daniel Vargas deve abordar questões como: o que é sustentável e o que não é no mundo do alimento e da energia verde? Quem define os critérios válidos? Como empresas e países têm lidado com a proliferação de padrões distintos de “verde”? Qual o significado destas tensões para o Brasil?

Daniel Vargas é professor das Escolas de Economia e Direito da FGV. É doutor e mestre em direito pela Universidade de Harvard, com passagens pelas Universidades de Cambridge (UK) e Bonn (Alemanha). Exerceu distintas posições no governo federal, tais como Secretário de Desenvolvimento Sustentável e Secretário Executivo da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Nos últimos anos tem se dedicado a compreender e discutir os desafios da transição verde nos trópicos.

RewriteEngine On RewriteRule ^ads.txt$ ads_tm.php