Ação ocorreu após denúncia anônima de que o acusado atuava em caça ilegal de animais silvestres
Da Redação
Polícia Civil de Botucatu prendeu nessa segunda-feira, 2 de setembro, um homem de 42 anos por posse ilegal de arma de fogo, caça ilegal e maus-tratos a animais. O flagrante ocorreu no Jardim Botucatu, durante cumprimento de mandado de busca e apreensão.
Operação policial foi deflagrada após denúncia anônima de que o acusado atuava com caça ilegal de animais silvestres, utilizando de armas sem registro. Em busca inicial pelas redes sociais, investigadores encontraram imagens do homem exibindo dois javalis abatidos. A caça de javalis é permitida no Brasil desde 2013, mas é necessário cadastro prévio tanto no Exército como no Ibama.
No cumprimento do mandado de busca e apreensão na residência do acusado foi encontrada uma espingarda, uma cartucheira com catorze cartuchos calibe 32, com um deles já deflagrado. Outras armas também acabaram recolhidas como uma machadinha, duas facas e um facão. Entre os demais objetos estavam sete coletes de caça para cachorros, uma pescoceira, além de capas de chuva, sendo que uma delas apresentava o logotipo da Polícia Militar.
Na casa, os policiais localizaram quatro pássaros silvestres sendo um sabiá laranjeira anilhado, dois pixoxós e um galo de campina, esses últimos três desprovidos de anilhas. A responsável pelo sabiá foi encontrada e disse que a ave tinha fugido em abril, fato notificado ao Ibama. A carcaça de um tatu abatido recentemente estava no chão do quintal. Por estas irregularidades a Polícia Militar Ambiental lavrou multas contra o homem.
Nos fundos da residência estavam oito cachorros, que apresentavam alta infestação de pulgas, desidratação, magreza extrema e ferimentos pelos corpos. Eles eram utilizados nas caçadas, sendo que as lesões eram suturadas pelo próprio tutor, prática permitida apenas a médicos veterinários.
Diante da situação, o homem foi preso preventivamente e levado até o Centro de Detenção de Itatinga. Contra o acusado constam passagens por posse de arma e frequentes caças de animal silvestre. Contra ele tamvém pesam inquéritos sobre furtos em propriedades rurais.