Objetivo é otimizar a gestão e a qualidade da assistência e a segurança do paciente
Da Redação
O Hospital das Clínicas de Botucatu (HCFMB) foi selecionado para participar do Projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos – RHP, iniciativa do Ministério da Saúde voltada para fortalecer e impulsionar melhorias nos processos assistenciais, administrativos e gerenciais dos hospitais Públicos do Sistema Único de Saúde (SUS).
Em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, o Hospital Alemão Osvaldo Cruz e o Hospital Moinhos de Vento, a implantação do projeto no HCFMB será oportunidade de compartilhar conhecimentos, adotar práticas eficazes de gestão e aprimorar processos e equipes. Objetivo é otimizar a gestão e a qualidade da assistência e a segurança do paciente.
A avaliação inicial do HCFMB será realizada presencialmente pela equipe do Hospital Sírio-Libanês, com a aplicação da Ferramenta de Avaliação Hospitalar – FAHosp voltada principalmente para as áreas assistenciais do HCFMB, como Pronto-Socorro Referenciado (PSR), UTIs, Enfermarias, Centro-Cirúrgico, Núcleo Interno de Regulação (NIR), Patologia, Hemocentro, entre outras.
Para a Diretora de Assistência do HCFMB, Silke Weber, reconhecer potencialidades e fragilidades a partir da visão externa do diagnóstico do nosso Hospital é um passo a mais para promover mudanças e qualificar ainda mais a assistência. “O projeto tem como eixos estratégicos o desenvolvimento de técnicas e operação de gestão em serviços de saúde e a capacitação de profissionais, promovendo uma gestão participativa e educativa, que esteja próxima dos servidores assistenciais, alcançando o melhor resultado para os usuários do HCFMB”, afirma.