Da Redação
O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) realizou na terça-feira, 8 de outubro, quatro Operações Transporte Escolar Seguro (OTES) nesta semana em Botucatu. Passaram pela fiscalização 21 vans de transportes em quatro escolas públicas e particulares.
Desse total, 22 autuados, com dez passíveis de bloqueio e dois veículos recolhidos. As infrações mais registradas pelo Detran durante a operação foram por falta de autorização para transporte escolar e pelas más condições de conservação.
“É importante que os veículos que realizam esse tipo de serviço estejam adequados, com os condutores habilitados nas categorias D ou E, além de terem as devidas autorizações para atuarem como transportadores escolares e com o curso obrigatório. Com a intensificação das operações, mais cidades devem receber ações desse tipo em breve”, afirmou Sheyla Siqueira, gerente de fiscalização do Detran-SP, órgão vinculado à Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD).
Este ano, já foram realizadas 26 operações de transporte escolar, sendo 13 durante a Semana Nacional de Trânsito, em setembro. Mais de 480 veículos foram fiscalizados e 388 autuações de trânsito foram lavradas. O recorde de fiscalização segue da região de Jundiaí, onde foram fiscalizados 40 veículos em um único dia de ação.
No caso das autorizações para condutores e veículos atuarem no transporte escolar, é possível solicitar essa documentação sem qualquer custo. Esse pedido é feito por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Os pais e responsáveis pelas crianças que serão transportadas, ao contratar esse tipo de serviço, devem cobrar que os profissionais estejam com os veículos em condições adequadas e com as devidas documentações.