Marechal Rondon entre as melhores rodovias do país, diz CNT

Quase 80% das rodovias de São Paulo estão em condições satisfatórias

Da Redação

O Estado de São Paulo lidera no ranking das melhores rodovias do Brasil, com nove das dez estradas mais bem avaliadas, conforme levantamento divulgado nesta terça-feira (19) pela Confederação Nacional do Transporte (CNT).

O estudo também aponta que oito das dez melhores rodovias paulistas são concedidas a empresas privadas e cobrança de tarifas de pedágio. Esse resultado consolida o Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, supervisionado pela Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), como referência em investimentos, segurança viária, desenvolvimento econômico e qualidade de vida aos usuários.

A pesquisa deste ano traz a Rodovia Marechal Rondon (SP 300) na oitava colocação entre as melhores do país, recebendo classificação de ótima por base nos critérios avaliativos. Tradicionalmente listada no ranking da CNT, a Rodovia Castello Branco (SP 280) está na 27ª colocação sendo atribuída como boa.

Ainda de acordo com o estudo da CNT, quase 80% das rodovias de São Paulo estão em condições satisfatórias, classificadas como ótimo ou bom — o equivalente a 8.112 quilômetros de um total de 10.760.

Veja quais rodovias paulistas estão entre as melhores do país:

  1. Raposo Tavares (SP-270): supervisionada pela Artesp
  2. Rodovia dos Tamoios (SP-099): supervisionada pela Artesp
  3. Rodovia Engenheiro Paulo Nilo Romano) (SP-225): supervisionada pela Artesp
  4. Rodoanel Mário Covas (SP-021): supervisionada pela Artesp
  5. Rodovia dos Bandeirantes (SP-348): supervisionada pela Artesp
  6. Via Lagos (RJ-124)
  7. Rodovia Elyeser Montenegro Magalhães (SP-463): administrado pelo DER/SP
  8. Rodovia Marechal Rondon (SP-300): supervisionada pela Artesp
  9. Corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto (SP-070): supervisionada pela Artesp
  10. Corredor Dom Pedro I (SP-065): supervisionada pela Artesp

A Pesquisa CNT de Rodovias 2024 avaliou criteriosamente as condições das principais vias do país. Para determinar a classificação, foram utilizados três pilares fundamentais como metodologia, que considera:

  • Pavimento: A qualidade do pavimento é um fator crucial para a segurança e o conforto dos usuários, impactando diretamente na vida útil dos veículos e nos custos de transporte. São avaliados aspectos como a presença de buracos, rachaduras, ondulações e deformações na superfície da pista.
  • Sinalização: A sinalização adequada é essencial para orientar os motoristas, garantir a fluidez do tráfego e prevenir acidentes. A pesquisa analisa a presença, visibilidade e estado de conservação de placas, faixas e outros elementos de sinalização, como tachas refletivas e defensas.
  • Geometria da Via: A geometria da via engloba as características físicas da rodovia, como curvas, aclives, declives, acostamentos, pontes e viadutos. Esses elementos influenciam diretamente na segurança e na capacidade da via de suportar o tráfego.
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