Nova estrutura administrativa, que será composta por 20 secretarias
Da Redação
A Prefeitura de Botucatu tem definida sua composição dos gestores para os próximos anos com o anúncio nesta quinta-feira, 5 de dezembro, dos secretários municipais.
Coletiva de imprensa realizada no Parque Tecnológico de Botucatu oficializou a nova estrutura administrativa, que será composta por 20 secretarias, além do Fundo Social de Solidariedade e das duas autarquias, a Botuprev e o Parque Tecnológico.
Confira a relação dos secretários:
Primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade: Marcela Leite
Marcella Martin de Souza Leite, casada com nosso Prefeito Fábio Leite, mãe do Frederico e da Catarina. Advogada formada pela Instituição Toledo de Ensino de Bauru, com experiência em escritórios de advocacia privados. Iniciou sua carreira no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e, atualmente, é servidora Pública Federal, atuando como analista judiciário e assistente técnico no Tribunal regional Eleitoral de São Paulo.
Secretário do Prefeito: André Rogério Barbosa
André Rogério Barbosa, o Curumim, nasceu em Pariquera-Açu (SP) e chegou com a família a Botucatu em 1990, fixando residência no Distrito de Rubião Jr. Graduado em Gestão Pública e pós-graduado em Administração Pública e Gerência de Cidades. Em 2007 concorreu, pela primeira vez, a uma vaga na Câmara (2008). Foi presidente da Câmara Municipal de Botucatu nos biênios de 2011/2012 e 2015/2016. Durante o governo Pardini, atuou como Secretário de Descentralização e Participação Comunitária (2017-2018) e como Secretário de Participação Popular e Comunicação (2019-2024).
Assistência Social: Rosemary Pinton
Graduada em Serviço Social pela Unifac, com especialização em Estratégia em Saúde da Família. Servidora pública municipal desde 2010, foi coordenadora do Espaço Acolhedor – Atenção à pessoa em situação de rua de 2017 a 2020 e está a frente da Secretaria de Assistência Social desde 2021.
Administração: Hércules dos Santos
Hércules José dos Santos, casado com Rosana e Pai da Nívea. É servidor público municipal concursado há mais de 32 anos. Graduado em Administração de Empresas com segunda licenciatura em Matemática, além de capacitação em cálculo judicial e pós-graduação em Gestão de Pessoas. Construiu sua carreira na área de recursos humanos, sendo responsável pela Divisão de Benefícios e Folha de Pagamento por 09 (nove) anos. Desde 2021, responde pelo cargo de Secretário Adjunto de Assuntos da Administração.
Agricultura: Marcelo Leonardo
Nascido em Botucatu, engenheiro agrônomo formado pela Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp de Botucatu, com mestrado e doutorado em irrigação e drenagem pela mesma instituição. Em 2009 concluiu MBA em gestão empresarial pelo Centro Universitário Sudoeste Paulista – UniFSP, campus de Avaré, instituição a qual trabalha desde 2004, ministrando a disciplina de olericultura para o curso de agronomia, entre outras disciplinas e cursos, tanto em graduação como em pós-graduação. Trabalha na Coordenadoria de Assistência Técnica Integral – CATI, vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo desde 2008. Desde 2023, integra a força-tarefa vinculada ao Departamento de Sustentabilidade Ambiental do Estado de São Paulo, colaborando com as demais regionais no atendimento de demandas do Ministério Público e do Tribunal de Justiça de São Paulo.
Comunicação: Cinthia Souza Al-Lage
Cinthia Cristina de Souza Al-Lage, casada com Gabriel Al-Lage, mãe de Heloísa. Tem formação em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade do Sagrado Coração (atual Unisagrado) e pós-graduação em Estratégias Competitivas de Mercado: Comunicação, Inovação e Liderança pela Unesp/Bauru-SP. Tem vasta experiência na área, com atuação em empresas como Diário da Serra, Reitoria da Unesp, Record TV Paulista e SBT. Compôs o Governo Pardini como Diretora de Imprensa a partir de julho de 2017 e assumindo a Secretaria Municipal de Participação Popular e Comunicação a partir de abril de 2024, estando no cargo de Secretária Municipal atualmente.
Cultura: Cris Cury Ramos
Nascida em Botucatu. Advogada, formada pela Pontifícia Universidade Católica – PUC. Atriz formada pela Faculdade Paulista de Artes de São Paulo e pelo Curso Técnico Profissionalizante do Teatro Escola Macunaíma de São Paulo.
Arte educadora, produtora cultural e atriz da Companhia de Teatro Chafariz. Conselheira de Cultura desde 2013. Secretária Municipal de Cultura de Botucatu desde 2018, período no qual o Município foi contemplado com os prêmios de Capital Cultural, Selo de Responsabilidade Cultural, Top Destino Cultural.
Desenvolvimento Econômico: Luís Fernando Nicolosi Bravim
Possui formação Técnica em Mecânica pela ETEC Dr. Domingos Minicucci Filho, graduação em Tecnologia Naval pela Faculdade de Tecnologia de Jaú (1995), MBA em Gestão Empresarial pela FGV, mestrado em Engenharia (Energia na Agricultura-Logistica) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e doutorado em Engenharia (Energia na Agricultura- Logistica) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). Atualmente é professor de ensino superior pleno da Faculdade de Tecnologia de Botucatu. Tem experiência na área de Hidrovias, Engenharia Naval e Oceânica, com ênfase em Engenharia Naval e Oceânica. Logística de Transportes e Infraestrutura. Diretor BM Naval. Experiência em empresas de produção industrial e empreendedorismo.
Educação: Gilberto Mariotto Peres
Gilberto Mariotto Peres é natural de Botucatu. Formado em Administração de Empresas pela Unifac Faculdades Integradas de Botucatu, pós-graduado em Gestão Empresarial pela FGV, em convênio com Unifac, e pós-graduado em Logística pela FGV. Começou a trabalhar informalmente aos 14 anos, ajudando seus pais que eram vendedores em uma distribuidora de medicamentos. Profissionalmente passou pela Nossa Caixa S.A. (antiga Caixa Econômica do Estado de SP) e Duratex S.A., atual DEXCO. Em paralelo, em 2006, iniciou sua vida acadêmica atuando como Professor na Unifac Faculdades Integradas de Botucatu, onde permaneceu até junho de 2024, atuando em diversas disciplinas: Administração de Materiais, Teoria Geral da Administração, Administração da Produção, Gestão da Qualidade e Orientador de Estágio Supervisionado. Em 2017, a convite do prefeito Mário Pardini, assumiu a Controladoria do Município de Botucatu finalizando o governo como Secretário do Prefeito.
Esporte: Clarita Balestrin
Natural de Botucatu. É pós-graduada em Gestão, com competências voltadas para a administração de recursos, planejamento e execução de políticas públicas; Especialização em Fisiologia do Esporte; e Gerontologia. É Empresária no setor de academias. Representou Botucatu em competições de handebol, basquete e ciclismo, vivenciando o esporte em diferentes modalidades e níveis competitivos. Tem participação em projetos comunitários voltados à inclusão social e promoção da saúde através do esporte.
Fazenda: Luís Guilherme Gallerani
Graduado em Administração, pós-graduado em Gestão Pública e especialização em orçamento público. Funcionário público de carreira há mais de 25 anos, desde 2007 vem atuando em várias funções nas áreas orçamentárias e financeiras. Na atual gestão municipal, exerceu de 2018 até abril de 2024 o cargo de secretário adjunto de assuntos da fazenda, substituindo a partir de maio 2024, o então secretário de governo Fábio Leite, que se licenciou para candidatura a prefeito.
Governo: André Gasparini Spadaro
Graduado em Administração, pós-graduado em Gestão Pública e especialização em orçamento público. Funcionário público de carreira há mais de 25 anos, desde 2007 vem atuando em várias funções nas áreas orçamentárias e financeiras. Na atual gestão municipal, exerceu de 2018 até abril de 2024 o cargo de secretário adjunto de assuntos da fazenda, substituindo a partir de maio 2024, o então secretário de governo Fábio Leite, que se licenciou para candidatura a prefeito.
Habitação: Rodrigo Michelin
Graduado em Arquitetura e Urbanismo (1999) pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie; Mestre em Arquitetura e Urbanismo (2012) pela mesma instituição. Tem 25 anos de carreira, desenvolveu projetos marcantes que contribuíram para a transformação urbana de Botucatu, como: Reurbanização da Rua Amando de Barros; Parque Linear do Lavapés; Escola e Creche João Maria de Araújo. Foi Professor de Urbanismo nas faculdades UNESP e UNIP em Bauru. Coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Galileu, Botucatu. Responsável pelo Departamento de Projetos da Prefeitura Municipal de Botucatu nos últimos 4 anos.
Infraestrutura: Rodrigo Colauto Taborda
Engenheiro Civil pela Faculdade de Engenharia de Bauru (UNESP); com MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Acumula mais de 20 anos de experiência no setor da construção civil, atuando em projetos nos segmentos residencial, comercial, industrial e de infraestrutura. Ocupou o cargo de Secretário Municipal de Infraestrutura no período de janeiro de 2021 a junho de 2024.
Meio Ambiente: Bianca Picado Gonçalves
Bióloga e Advogada. Mestre e doutora em Ciências Biológicas pela UNESP. Presidente da Comissão de Direito Ambiental e Sustentabilidade da OAB Botucatu. Membro do Comitê de Sustentabilidade da sociedade Rural Brasileira. Membro titular da Comissão de Ética no Uso de Animais em Pesquisa Científica (CEUA) da Faculdade de Medicina da UNESP de Botucatu. Presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Botucatu.
Procuradoria: Alisson Forti
Possui graduação pela Faculdade de Direito de Bauru – ITE (2008). Pós Graduação em Processo Civil pela UNIDERP (2011). Pós Graduação em Direito Público com ênfase em Direito Administrativo, Tributário e Constitucional pela UNIDERP (2015). É Procurador Jurídico concursado no Município de Botucatu e atualmente designado para o cargo de Procurador-Geral do Município de Botucatu. É atuante como professor da Faculdade Marechal Rondon – UNINOVE onde ministra aulas de Direito Administrativo, Direito Tributário, Direito Constitucional e Processo Civil.
Saúde: Eder Luppi
É natural de Pompéia e reside em Botucatu há 38 anos. Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Bauru, atualmente conhecida como UNESP, e pós-graduado em Engenharia de Produção pela Universidade São Judas Tadeu, em São Paulo. Iniciou sua carreira em 1987 como Engenheiro Trainee na Duratex – DEXCO. Em 2013, passou a integrar a equipe da CAIO, onde ocupou cargos importantes, como Chefe de Qualidade, Chefe de Linha de Montagem e Gerente de Qualidade e Pós-vendas. Em 2019, retornou à Duratex – DEXCO quando desenvolveu sua trajetória até assumir a Gerência de Planejamento e Gestão da Duratex – DEXCO, sendo responsável pelo planejamento e gestão das cinco fábricas do grupo. Paralelamente à sua atuação na indústria, Eder também desenvolveu uma notável carreira acadêmica. Foi professor universitário na UNIFAC (Associação de Ensino de Botucatu) por cerca de 20 anos, lecionou na Faculdade Marechal Rondon por 5 anos e também foi professor de pós-graduação na Faculdade do Sudoeste Paulista (FSP), em Avaré, durante 2 anos.
Segurança: Laudo Gomes da Silva
É natural de Águas de Santa Bárbara. É tecnólogo em Segurança Pública. Em 1988, por meio de concurso público, iniciou sua carreira no Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Em 2006 foi aprovado na Escola Superior de Sargentos, em São Paulo, iniciando suas atividades no policiamento na cidade de Jandira (SP). Foi transferido para o 12º Batalhão de Polícia Militar do Interior em 2009, onde assumiu o Comando de Grupo de Patrulha e foi convidado a comandar a Base Comunitária de Segurança do Distrito de Rubião Junior, ali permanecendo de 2012 a 2016. Atualmente, é Subtenente PM Reserva. Foi vereador por dois mandatos de 2017 a 2024.
Turimo: Roberta Sogayar
Atuando como gestora pública desde 2021, esteve a frente da Secretaria Adjunta de Turismo onde executou diversos projetos que trouxeram dinamismo ao turismo da cidade. Nesses anos, capitaneou o lançamento de novos produtos turísticos, criou uma nova marca para o destino, alavancou o desenvolvimento regional e estabeleceu uma base sólida para o crescimento da atividade turística de Botucatu. É responsável pela Instância de Governança Regional da Cuesta Paulista frente ao Ministério do Turismo e é diretora de projetos do Consórcio Polo Cuesta. É mestre e doutora em Hospitalidade, possui MBA em Administração de Parques, Turismo e Lazer (WIU), é turismóloga, e possui ampla experiência em turismo atuando em diferentes frentes.
Zeladoria: Márcio dos Santos
Servidor público municipal, formado em Gestão Pública e Tecnólogo em Secretariado. Iniciou na carreira pública em 2009 na gestão do ex-prefeito João Cury no cargo de subprefeito do distrito de Vitoriana, permanecendo até 2016. No ano de 2017 o atual prefeito Mario Pardini fez o convite para assumir o departamento de Limpeza Pública Municipal, e com o resultado positivo do trabalho, no início do ano de 2023 foi criada a Secretaria Municipal de Zeladoria e Serviços, vindo a assumir o cargo de Secretário Adjunto, seguindo até Maio de 2024, quando assumiu o cargo de Secretário de Zeladoria Municipal.
Autarquias
Botuprev: Walner Clayton Rodrigues
Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade Integrada de Botucatu (UNIFAC) em 2007 e especialista em Administração Pública e Gerência de Cidades pela UNINTER em 2011. Servidor público municipal desde 2004, tendo realizado as seguintes funções: Supervisor Financeiro da Secretaria Municipal de Assistência Social; Supervisor Orçamentário da Secretaria da Fazenda; Chefe de Divisão da Contabilidade; Coordenador do Sistema de Controle Interno; Diretor do Departamento de Contabilidade e Convênios; e Secretário Adjunto do Governo: e da Fazenda. Atualmente, desde 2018, exerce o cargo de Superintendente do Instituto de Previdência Social do Servidor de Botucatu (BOTUPREV). É tesoureiro do CMDCA desde 2008
Parque Tecnológico: Daniel da Cruz Lopes
Nascido em Botucatu, tem formação em Administração de Empresas – Faculdades Integradas de Botucatu; Pós Graduação/MBA – Auditoria – UNIP/SP; está Cursando – Gestão da Inovação – Faculdade Anhembi Morumbi; e cursando mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação na Faculdade de Ciências Agronômicas – UNESP/Botucatu. Iniciou a carreira como estagiário e posteriormente como assessor administrativo no Centro das Indústrias do Estado de São Paulo de 2004 a 2006. Atuou na Prefeitura durante os anos de 2007 a 2021, exercendo os cargos de Assistente Técnico da Secretaria de Indústria e Comércio, Assessor de Gabinete da Secretaria de Desenvolvimento, assumindo o cargo de Secretario Adjunto de Desenvolvimento Econômico entre 2017 a 2021. Atualmente exerce o Cargo de Diretor Executivo da Associação Parque Tecnológico Botucatu.
1 COMMENTS
Comments are closed.