Papagaio é resgatado em situação de maus-tratos

Criar papagaio em cativeiro sem autorização é crime e infração ambiental no Brasil

Da Redação

Operação conjunta entre as Polícias Civil e Militar Ambiental resultou no resgate de um papagaio que estava sendo mantido em condições precárias.

O flagrante ocorreu em Botucatu, dia 4 de fevereiro, após uma denúncia anônima, que indicava que o proprietário do animal havia se ausentado de sua residência.

Ao chegarem ao local, os policiais militares constataram a grave situação de maus-tratos a que o papagaio estava submetido.

A partir dessa constatação, o caso foi encaminhado à Polícia Civil, que solicitou um mandado de busca e apreensão à Autoridade Judiciária, permitindo que os agentes adentrassem a residência e resgatassem o animal.

Durante a operação, o proprietário do papagaio, que está foragido da justiça, não foi localizado. O animal, em estado de vulnerabilidade, foi apreendido e conduzido pelos militares até o Centro de Medicina e Pesquisa de Animais Silvestres (CEMPAS), da UNESP, no campus de Rubião Júnior, onde receberá os cuidados necessários.

Criar papagaio em cativeiro sem autorização é crime e infração ambiental no Brasil, conforme a Lei nº 9.605/1998. Para isso, a pessoa interessada deve solicitar permissão junto ao Ibama.