Eder Lupi deixa a Secretaria da Saúde; André Spadaro assumirá a pasta
Novo secretário terá o segundo maior orçamento da Prefeitura, com R$ 165 milhões
Da Redação
O prefeito Fábio Leite tem mais uma baixa em seu governo com a oficialização nesta sexta-feira, 28 de março, da saída de Eder Lupi da secretaria de Saúde. Em seu lugar assume o vice-prefeito, André Spadaro, que exercia a secretaria de Governo.
O anúncio ocorreu por meio da publicação de um vídeo no perfil oficial de Leite. Em pouco menos de dois minutos, ressalta que Lupi tinha três missões, sendo elas: o início das operações do Hospital do Bairro (que ocorreu após a Prefeitura rescindir contrato com a empresa responsável e terminar as obras); a viabilização da Unidade Básica de Saúde do Cachoeirinha (inaugurada no final de 2024, mas que ainda não estava em operação) e o combate à dengue no município, que contabiliza mais de 300 casos neste primeiros três meses.
Ver essa foto no Instagram
“Quero agradecer ao Eder Luppi, que esteve conosco nesses três primeiros meses de gestão, contribuindo com importantes projetos e enfrentando desafios com dedicação e compromisso. A partir da próxima semana, o Vice-Prefeito André Spadaro assume essa nova missão ao lado da Secretaria de Governo, com a responsabilidade de continuar cuidando da saúde da nossa cidade. Temos grandes projetos para serem colocados em prática — incluindo um pacote de ações voltadas à urgência e emergência. Seguimos com trabalho sério, compromisso com a vida e responsabilidade com cada cidadão”, salientou o prefeito.
Éder Lupi é formado em engenharia elétrica e reside em Botucatu há 38 anos. Sua escolha para compor a equipe municipal gerou críticas internas e de setores da sociedade pela não familiaridade com a área da saúde. O ex-secretário, no entanto, não deu nenhuma declaração após o anúncio de sua saída.
O futuro secretário é conhecido da população. Médico cardiologista formado pela Unesp de Botucatu, Spadaro exerceu a gestão da saúde municipal de janeiro de 2017 a março de 2022. Foi responsável pela coordenação do combate e assistência na pandemia de Covid-19. Deixou o governo Mário Pardini para candidatar-se a deputado estadual, recebendo mais de 40 mil votos.
Spadaro terá o segundo maior orçamento da Prefeitura, com R$ 165 milhões a serem investidos nas unidades básicas de saúde, Pronto-Socorro Adulto, fiscalização de contratos com organizações sociais e prestadoras de serviços, além de outras ações de competência do município na saúde pública.