Botucatu integrará iniciativa que visa aumentar segurança viária
Iniciativa tem como objetivo promover a integração e a cooperação no trânsito
Da Redação
A Prefeitura de Botucatu, por meio da SEMUTRAN, aderiu nesta semana o Sistema Estadual de Trânsito de São Paulo (SISTRAN-SP).
Instituído pelo Governo do Estado de São Paulo, o SISTRAN-SP tem como objetivo promover a integração e a cooperação entre os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) no estado, assegurando uma atuação uniforme, harmônica e coordenada.
O sistema também visa propor e articular ações para a implementação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) e da Política Nacional de Trânsito (PNT), além de propor políticas e planos estaduais de trânsito voltados à segurança, mobilidade, fluidez, conforto, defesa ambiental e educação para o trânsito.
A partir de agora, Botucatu passa a integrar um esforço coletivo para aprimorar a segurança viária e a mobilidade urbana, alinhando-se às diretrizes estaduais e nacionais para o trânsito mais seguro e eficiente.
“A adesão ao SISTRAN-SP representa mais um compromisso para Botucatu em aprimorar a gestão do trânsito. Estamos comprometidos em promover um trânsito mais seguro e eficiente, alinhado às melhores práticas e diretrizes estabelecidas pelo Estado e pelo País”, destaca Rodrigo Fumis, Secretário Adjunto de Assuntos de Transporte Coletivo e Trânsito.
Segundo o Infosiga, ferramenta estatística do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP), Botucatu registrou quatro óbitos no trânsito de janeiro a maio. Em 2024 foram catorze fatalidades no município devido a sinistros de trânsito.
Os anos com maiores registros de mortes no trânsito, em Botucatu, foram 2015 e 2016, ambos com 32 vítimas fatais pelas ruas botucatuenses.