Biblioteca do Lageado exibirá documentários “Geada-1975” e “De Cara Antiga”

Evento faz parte da programação de comemoração aos 60 anos da FCA

Da Redação

No dia 28 de maio, quarta-feira, a partir das 17h30, a Biblioteca Professor Paulo de Carvalho Mattos, na Fazenda Experimental Lageado, vai receber o evento “Canções como Pontes – documentários de ir a pé”, com a apresentação gratuita dos documentários de curta e média metragem “Geada-1975” e “De Cara Antiga”, seguido de um bate-papo com seus diretores, o paulistano Mário de Almeida e o uruguaio Guillermo Wood.

A busca pela poesia na cultura e no cotidiano popular dos interiores de seus respectivos países é o que leva os cineastas Guillermo Wood e Mário de Almeida a captarem fragmentos de realidade em estradas, casas, conversas e canções nos dois filmes apresentados, ambos lançados em 2025.

“Geada -1975” é um documentário curta-metragem que acompanha o violeiro Júlio Santin, da cidade de Irapuru/SP, em um mergulho sensível no universo da localidade que devastou os cafezais do Paraná e Oeste Paulista, uma das maiores catástrofes socioambientais do Brasil, que em 2025 completa 50 anos.

Em “De Cara Antiga”, pessoas interioranas que não conhecem nos contam suas histórias. Gestos e silêncios específicos espelhos nos quais podemos olhar para nós mesmos. Um retrato feito de retratos de uma paisagem chamada Uruguai.

Sobre os cineastas

Guillermo Wood é músico e artista visual, nascido em Montevidéu. Lançou seis álbuns musicais e fez quatro entrevistas de fotografia. Em 2023, estreou o filme “Pedales” no 41º Festival Internacional de Cinema do Uruguai. Estreou seu segundo filme, “De Cara Antigua”, no 12º Festival Detour.

Mário de Almeida é documentarista, diretor, roteirista e produtor de São Paulo. Realiza projetos de documentários de música e cultura popular, exibidos em festivais, canais de TV e plataformas digitais. Entre seus trabalhos recentes destacam-se “Levi Ramiro-violeiro e artesão” e “Mostra Reverbo” (selecionado para o festival IN-Edit Brasil 2023). Em 2025, lança os documentários “Geada-1975” e “João Arruda-Morada”.

O evento “Canções como pontes – documentários de andar” faz parte da programação de comemoração aos 60 anos de atividades da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, campus de Botucatu. O evento é uma realização do Comitê de Ação Cultural da FCA e Dandô – Movimento de Arte e Saberes Dércio Marques. Conta com apoio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Unesp e Cineclube Paratodos.

SERVIÇO

Canções como Pontes – documentários de ir a pé

Exibição dos documentários “Geada-1975” e “De Cara Antiga”

Dia 28 de maio, quarta-feira, 17h30

Biblioteca da Fazenda Lageado

Gratuito e aberto a toda a população