Estudo do HC de Botucatu na área pulmonar é premiado nos EUA

Conferência internacional reuniu profissionais das áreas pulmonar

Da Redação

Entre os dias 16 e 21 de maio, representantes do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) participaram, em São Francisco, Califórnia (EUA), do congresso da American Thoracic Society ATS, conferência internacional que reúne profissionais das áreas pulmonar, terapia intensiva e do sono para atualização científica e possíveis novas colaborações entre instituições.

Os profissionais de saúde do HCFMB que participaram no evento Suzana Tanni, Robson Prudente e Marília Machado participaram de apresentações, insights clínicos e mesas redondas, com debates sobre as mais recentes descobertas e inovações nas áreas de estudo do congresso.

Premiação e apresentação

Na ocasião, o trabalho apresentado pela delegação do HCFMB foi premiado como um dos melhores projetos internacionais. Denominado Effects of Creatine Supplementation on Fatigue Related to Long COVID – Fatigue Study (Efeitos da suplementação de creatina na fadiga relacionada à covid longa – Estudo Fatigue), o estudo teve o objetivo de avaliar a eficácia da suplementação de creatina no alívio dos sintomas de fadiga em pacientes com COVID longa, bem como seus efeitos no desempenho físico, composição corporal e força muscular.

O trabalho comprovado que a suplementação de creatina pode trazer benefícios no alívio dos sintomas de fadiga e promover melhorias na força muscular periférica (dos membros inferiores e posteriores – pernas e braços) em pacientes com COVID longa, de forma segura.

Os autores são: Robson Aparecido Prudente (autor principal), Maercio Santos, Estefania Franco, Jéssica Geronutti, Letícia Antunes, Luís Fernando Brizola, Paula Azevedo, Sérgio de Paiva, Yasmin Barros, Mariana Dorna e Suzana Tanni.

Outro projeto desenvolvido no HCFMB também foi apresentado no congresso – “Programa Inspire Saúde Respiratória: Resultados Preliminares de uma Iniciativa Respiratória Pública em uma Área Vulnerável do Estado de São Paulo, Brasil”.

O congresso da American Thoracic Society ATS é multidisciplinar e 40% dos participantes são de laboratórios e centros de atendimento a pacientes de fóruns dos Estados Unidos.