Portugal confirma aquisição de cargueiro militar da Embraer
Embraer e Portugal pretendem incluir dez opções de compra no contrato atual
Da Redação
A Embraer anunciou nesta segunda-feira, 16 de junho, durante a 55ª edição do Paris Air Show que o Estado Português decidiu adquirir uma sexta aeronave KC-390 Millennium. Em agosto de 2019, o governo de Portugal e a Embraer assinaram contrato para a aquisição de cinco unidades do KC-390 e, com a potencial aquisição adicional, a frota de aeronaves de transporte da Força Aérea Portuguesa (FAP) contará com seis aviões de nova geração KC-390, expandindo sua capacidade para cumprir missões das Forças Armadas e outras missões de interesse público.
Além disso, a Embraer e o Estado Português pretendem incluir dez opções de compra no contrato atual e potenciais futuras aquisições por nações europeias ou membros da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) por meio do Estado Português, em negociações de governo a governo. Isto permitirá o aumento da interoperabilidade e cooperação com novos operadores da aeronave KC-390, com benefícios na redução de custos associados ao treinamento, apoio logístico e ciclo de vida e o crescente envolvimento e desenvolvimento do cluster aeronáutico português.
“Com esta decisão Portugal continua a investir nas capacidades da Força Aérea, num momento em que esta se assume como operador de referência desta nave, que possui características únicas e que foram integradas e testadas em Portugal. A inclusão de dez opções de compra para futuras negociações governo a governo europeu permitir que outras nações e NATO possam, através de Portugal, adquirir plataformas interoperáveis e versáteis, habilitando o desenvolvimento contínuo da Base Tecnológica e Industrial de Defesa, com o consequente retorno financeiro para o país, e a afirmação da Força Aérea Portuguesa como parceiro de excelência na operação e treino, através, por exemplo, do seu Centro de Treino KC-390”, disse Nuno Melo, Ministro da Defesa de Portugal.
“Estamos honrados com a possibilidade de expandir nossa parceria com a Força Aérea Portuguesa e com o Estado Português. A aquisição do sexto KC-390 pela FAP, que opera a aeronave desde 2023, será a primeira compra adicional de um operador, o que demonstra o reconhecimento da qualidade e do resultado operacional que esta aeronave tem alcançada. O interesse em colocar opções adicionais no contrato é a confirmação de que mais países ocidentais podem-se juntar muito brevemente a este grupo de operadores, beneficiando-os em sinergias econômicas ao longo do ciclo de vida do KC-390”, disse Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.
O KC-390 Millennium pode realizar uma ampla gama de missões, como transporte e lançamento de cargas e tropas, evacuação aeromédica, busca e salvamento (SAR), ajuda humanitária e missões de resposta a desastres (HADR), combate a incêndios e reabastecimento aéreo (AAR), tanto como tanque quanto como receptor. Além disso, o KC-390 Millennium pode apoiar operações de vigilância marítima e SAR, aumentando seu alcance e tempo de permanência em voo por meio do reabastecimento em voo. Sua capacidade de operar em pistas curtas e reabastecer outras aeronaves é fundamental para atender aos requisitos de defesa de Portugal.
A comissão alcançou excelentes taxas de 99% das missões cumpridas com baixos custos operacionais. Sua capacidade multimissão e interoperabilidade são integradas desde a fase de concepção, permitindo assim que uma aeronave tente para cumprir todos os tipos de missão exigidas pelas Forças Aéreas.