Botucatu inaugura Memorial da Música Caipira
Memorial da Música Caipira foi denominado de Jair de Oliveira
Da Redação
Neste último sábado, 28 de junho, foi realizada a apresentação oficial do Memorial da Música Caipira. A entrega deste equipamento é um passo importante para a valorização da identidade cultural do Município, importante região para o fomento do gênero musical.
O evento contou com a presença do Prefeito Fábio Leite, do Deputado Federal João Cury Neto, do Chefe de Gabinete da Secretaria Estadual de Turismo e Viagens Lucas Jordão, da Secretária Municipal de Turismo Roberta Sogayar, além de autoridades locais e da cidade de Pardinho, familiares e amigos do homenageado. O evento contorno ainda com uma apresentação da Filarmônica da Serra – Tradição Caipira.
O Memorial da Música Caipira foi denominado de Jair de Oliveira, músico conhecido pela formação da dupla Botu & Catu. Jair foi uma referência por contribuir com músicos de Botucatu e arredores para o desenvolvimento da música caipira raiz e valorizar os artistas que ajudaram a moldar a história musical da região.
O projeto surgido após Botucatu é reconhecido como Município de Interesse Turístico pelo Governo Federal, o que possibilitou a obtenção de verbas para a melhoria da infraestrutura turística. Obras contaram com investimentos de R$ 606.378,61 oriundos da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP).
A 1ª etapa de construção da estrutura teve um custo total de R$ 326.378,61 e compreendeu a execução da nova edificação em alvenaria, coreto, pavimentação em bloco intertravado, iluminação externa, sistema de proteção contra descargas atmosféricas, muro de divisa, gradil metálico, base com escultura metálica, plantio de grama em sua área externa e acessibilidade.
Já a 2ª etapa da obra consistiu em ações na área interna, como a execução dos serviços do projeto museológico, novas estruturas cenográficas, estruturas de separação de ambientes, vitrines de exposições, réplica da estrutura interna da Rádio PRF8, fundada em 1939, paineis, adaptação das salas de recepção, de projeção, cozinha caipira e equipamentos complementares.
Localizado ao lado da Capela de Ana Rosa, na Cohab I, o prédio conta com uma área de recepção com painéis informativos e acervo, três salas temáticas, coreto e espaço para concessão de um bar/restaurante temático.
Funcionamento restrito
Inicialmente, o Memorial está abrigando uma exposição temporária que funciona às sextas-feiras e sábados, das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00. Grupos e unidades escolares devem agendar visita na Secretaria Municipal de Turismo pelo telefone (14) 3811-1492.