HC de Botucatu recebe selo de sustentabilidade do Ministério do Meio Ambiente
Adoção das diretrizes da A3P promoveu transformação na cultura organizacional
Da Redação
O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) conquistou o Selo Prata da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), concedido pelo Ministério do Meio Ambiente. O reconhecimento é fruto de uma série de ações estratégicas coordenadas pelo Comitê de Sustentabilidade e pela Comissão A3P do HCFMB, reafirmando o compromisso da instituição com a responsabilidade ambiental e a gestão eficiente dos recursos públicos.
Entre os destaques que contribuíram para essa conquista, estão a formalização da adesão institucional à A3P, e envio dos dados ambientais dos últimos cinco anos, além da criação de uma Comissão Multidisciplinar responsável pela implantação das diretrizes do programa no hospital.
Segundo a Coordenadora do Núcleo de Hospitais Sustentáveis (NHS) do HCFMB, Karina Pavão, foram realizados levantamentos detalhados de consumo de água, energia elétrica, papel, combustíveis e produção de resíduos, com base em dados entre janeiro de 2020 e dezembro de 2024. “Os resultados desse mapeamento permitiram o desenvolvimento de estratégias mais assertivas para mitigar desperdícios e ampliar a eficiência dos processos internos”, explica.
“Outro ponto de destaque foi a consolidação do projeto RECICLO HCFMB, que avançou em setores estratégicos como Hemocentro, Farmácia, Hospital Estadual Botucatu (HEBo), Laboratório em Biotecnologia Aplicada (LBA) LBA, CIMED, Núcleo Interno de Regulação (NIR) e toda a área administrativa do hospital. Além disso, práticas sustentáveis como o uso de Arla 32 na frota de veículos a diesel e a retomada da distribuição de copos reutilizáveis também reforçaram a mudança de postura institucional”, diz Karina.
A adoção das diretrizes da A3P tem promovido uma verdadeira transformação na cultura organizacional do HCFMB. Ao integrar princípios de sustentabilidade à rotina administrativa e operacional, o hospital tem estimulado uma mudança de consciência e hábitos sustentáveis entre gestores e colaboradores.
Para Thiago Elias dos Santos, coordenador do A3P, o Selo Prata A3P representa muito mais do que uma certificação técnica. “Trabalhar na conquista do selo foi uma validação institucional do compromisso com a sustentabilidade, inovação e responsabilidade na gestão pública de saúde. O reconhecimento valoriza o esforço coletivo das equipes envolvidas, e fortalece a credibilidade do hospital junto à sociedade, órgãos de controle e parceiros estratégicos”, finaliza.