Governo de SP amplia Programa Vivaleite
Atualmente, o programa distribui 15 litros de leite por mês a famílias de baixa renda
Da Redação
O Governo do Estado ampliará o atendimento do Projeto Vivaleite a partir desta segunda-feira, 1º de setembro. Com a mudança, famílias já beneficiadas pelo programa da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS) poderão incluir uma segunda criança que se enquadre nos critérios do programa.
Atualmente, o Vivaleite distribui 15 litros de leite enriquecido com ferro e vitaminas A e D por mês a famílias de baixa renda com crianças de 6 meses a 6 anos – período crucial da primeira infância. Com a alteração, famílias que possuem duas crianças nessa faixa etária passarão a receber 30 litros mensais.
Segundo dados do Cadastro Único, 30.301 crianças de famílias já beneficiárias se enquadram nos critérios e começarão a ser atendidas. Na capital e na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), 9.131 crianças serão incluídas automaticamente no programa. No interior e no litoral, os municípios serão responsáveis pela inserção de outras 21.170 crianças. Em todas as regiões, a ampliação será iniciada em 1° de setembro.
Para viabilizar essa expansão, o Governo de SP vai investir R$ 3 milhões a mais por mês no programa, reforçando a rede de proteção social do Estado.
Sobre o Vivaleite
Criado para combater a anemia por deficiência de ferro em crianças e idosos de baixa renda, o Vivaleite é o maior programa de distribuição gratuita de leite pasteurizado do Brasil. Atualmente, beneficia cerca de 280 mil crianças e idosos, entregando 4,18 milhões de litros de leite por mês.
O programa conta com 607 prefeituras conveniadas, 1.500 entidades parceiras e 18 laticínios fornecedores. A fórmula do leite é fortificada com ferro e vitaminas A e D. Para as crianças, auxilia no crescimento, desenvolvimento, hidratação e fornece nutrientes essenciais. Já para os idosos, contribui para a saúde óssea e manutenção da massa muscular