Botucatu: secretaria fará testagem de Covid-19 apenas em quem apresentar sintomas
Somente na última semana foram mais de 7.100 exames feitos na comunidade
Da Redação
Devido ao crescimento exponencial de casos de Covid-19 em Botucatu e, consequentemente à demanda por exames, a Secretaria Municipal de Saúde anunciou mudanças no sistema de testagem em casos suspeitos. A principal alteração consiste na otimização dos recursos de testagem em pessoas com sintomas de síndrome gripal.
Segundo o secretário municipal de Saúde, André Spadaro, isso inclui a priorização de testagem apenas em quem apresentar os sintomas seja de gripe ou mesmo covid. “Temos que direcionar os testes para quem realmente esteja com sintomas de síndrome gripal. Pedimos que as pessoas procurem as unidades de saúde apenas se estiverem com algum sintoma de gripe. Não testaremos neste momento pessoas que não apresentem sintomas mesmo que tenham estado em contato com algum caso positivo. Precisamos otimizar o número de testes disponíveis para não faltar os testes, o que já é uma realidade (a escassez) em todo o país”, ressaltou o gestor.
Somente na última semana foram mais de 7.100 exames feitos na comunidade, com 1919 casos positivos. Há três internados e 1.608 pessoas em quarentena domiciliar obrigatória, incluindo 510 botucatuenses dignosticados positivos para a covid-19. Além destes, outras pessoas que tiveram contato com os mesmos estão em isolamento em suas casas e passaram por testagem.

